Fique atualizado sobre as novas regras do INSS
Com as inúmeras mudanças que atingem as regras de aposentadoria do INSS, assim como as suas possibilidades, é importante que a população se mantenha informada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com mais de 60 milhões de pessoas na faixa dos 50 anos, a atenção para questões previdenciárias nessa faixa etária tem se intensificado.
Hoje, no país, tornou-se comum entre indivíduos dessa faixa etária a pergunta sobre as possibilidades de aposentadoria e se é possível se aposentar nessa idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa busca por informações ocorreu principalmente pelas mudanças na legislação previdenciária, especialmente após a Reforma da Previdência de 2019, que gerou uma série de dúvidas.
Antes da reforma, apenas a aposentadoria por idade tinha exigência de idade mínima, afetando tanto aposentadorias urbanas quanto rurais e por idade para pessoas com deficiência. Apesar das mudanças, algumas aposentadorias continuam sem idade mínima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por exemplo, a aposentadoria por tempo de contribuição, que não exigia idade mínima antes da reforma, ainda é uma opção para quem tem direito adquirido a essa regra.
Para mulheres, são necessários 30 anos de contribuição, sem idade mínima; para homens, 35 anos. Assim, quem tinha os requisitos antes da reforma pode se aposentar aos 50 anos, desde que tenha começado a contribuir cedo o suficiente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra opção é a aposentadoria por pontos, que exigia 30 anos de contribuição e 86 pontos para mulheres, e 35 anos de contribuição e 96 pontos para homens antes da reforma. Se você tem 50 anos em 2024, poderia se aposentar se tivesse mais tempo de contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, há a regra de transição por pontos, que continua não exigindo idade mínima. A pontuação exigida aumenta anualmente. Em 2024, mulheres precisam de 91 pontos e homens, 101.
Por fim, a regra de transição do pedágio de 50% também não exige idade mínima. Para mulheres, são necessários 30 anos de contribuição e o cumprimento de 50% do tempo que faltava para a aposentadoria na data da reforma.
Já para homens, 35 anos de contribuição e o mesmo pedágio. Assim, é possível se aposentar aos 50 anos se tiver os requisitos necessários.
É possível se aposentar com 15 anos de contribuição?
Sim, é possível se aposentar com apenas 15 anos de contribuição, desde que esses anos de contribuição sejam em uma atividade considerada de alto risco, conforme os critérios para aposentadoria especial até a data da reforma da previdência.
Esses casos abrangem trabalhadores que estão expostos a condições que representam um perigo significativo para a saúde ou a vida.
Isso pode incluir trabalhos em minas, soldagem, manuseio de substâncias tóxicas, operações em locais com altas temperaturas, exposição a radiações ionizantes, atividades de segurança em áreas de conflito armado, entre outros.
A aposentadoria especial também integra outros grupos de médio e baixo risco, com tempos de contribuições um pouco maiores, de 20 a 25 anos de contribuição para uma série de profissionais.
Através da aposentadoria especial, se aposentar antes dos 50 anos é uma realidade ainda mais possível, por isso, é importante conferir você se enquadra nos requisitos.