ATENÇÃO!
Nova identidade OBRIGATÓRIA à lista de CPFs: 7 passos simples para emitir RG, 100% online e de graça
13/01/2024 às 12h33
Adquira a nova identidade: Siga sete passos simples para obter seu RG de maneira totalmente online e gratuita
A emissão do novo Documento de Identidade Nacional (DIN) está em pleno vigor no Brasil. Os estados estão adotando a nova carteira de identidade, que traz consigo diversas vantagens e melhorias em relação ao documento anterior. Até o momento, 23 estados e o Distrito Federal já estão emitindo o DIN, o que representa um avanço significativo na segurança e na identificação dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O DIN foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a segurança e a confiabilidade na identificação dos cidadãos brasileiros. Uma das principais mudanças é a adoção do número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como identificador único em todo o país. Essa medida contribui para a melhoria dos cadastros administrativos e, principalmente, para a redução das fraudes no Brasil.
De acordo com dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 3 milhões de brasileiros já receberam a nova Carteira de Identidade Nacional. Essa adesão em massa demonstra a importância e a aceitação do novo documento pela população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das principais vantagens do DIN é a facilidade de integração com outros documentos. A versão digital da CIN conta com um QR Code que permite o acesso rápido às informações do cidadão. Além disso, essa integração possibilita que o DIN seja utilizado em conjunto com outros documentos digitais, como a carteira de motorista digital.
De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, essa integração é apenas o começo. No futuro, a intenção é concentrar diversos documentos no GOV.BR, facilitando ainda mais a vida dos brasileiros e a oferta de serviços públicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como emitir o DIN?
Para solicitar a emissão do DIN, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, tanto em formato físico quanto digital. Caso haja dúvidas sobre a autenticidade da certidão apresentada, o órgão expedidor pode solicitar outros documentos, como a carteira de identidade atual, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte ou carteira de identificação funcional.
- Primeiramente, acesse o site http://servicos.sejusp.ms.gov.br.
- Em seguida, clique na opção 1ª ou 2ª emissão do RG.
- Selecione o posto de atendimento mais próximo de sua residência.
- Escolha o melhor dia e horário para o atendimento.
- Preencha todos os campos obrigatórios.
- Digite os caracteres de segurança para confirmar sua identidade.
- Por fim, certifique-se de que o protocolo com o agendamento chegou ao seu e-mail cadastrado.
Precisa pagar para emitir a nova identidade?
Segundo o Pronatec, uma das notícias mais relevantes é que a emissão do novo RG será totalmente gratuita, seja para quem já possui a identidade antiga ou para aqueles que estão solicitando o documento pela primeira vez.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta hoje (10) e Tarcísio ciente: Globo confirma PIOR notícia aos paulistas que usam ônibus e metrô em SP
● Corte no Vale-Alimentação: Lei trabalhista em vigor em 2025 traz redução de benefício por 3 atitudes de CLTs
● Limpa nas contas: Caixa emite comunicado oficial e exige devolução de valor do FGTS à lista de CLTs em 2025
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu