Nova lei é confirmada e já entrou em vigor nos estádios; entenda
Na tarde desta segunda-feira (17), mais uma lei foi aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo, a Lei Vini Jr. de Combate ao Racismo nos Estádios e nas Arenas Esportivas.
Vale destacar que logo após a publicação no boletim interno da Polícia Militar, a lei já entrou em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, o texto prevê que o Batalhão Especial de Policiamento em Estádio vai atuar na fiscalização das medidas estabelecidas pela lei para impedir casos de racismo no futebol, como vem acontecendo.
Além disso, uma das medidas é a interrupção da partida em andamento, em caso de denúncia ou reconhecida manifestação de conduta racista por qualquer pessoa presente no local, segundo informações divulgadas pelo site ‘Extra’.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
No caso da pausa, ela deve acontecer pelo tempo que o organizador do evento ou delegado da partida entender necessário e enquanto não cessarem as atitudes conhecidas como racistas.
E caso acontecer algum flagrante no interior dos estádio de futebol, a pessoa que estava cometendo o ato, será abordada por um agente do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios e conduzido ao Juizado Especial do Torcedor, onde serão aplicadas algumas medidas contra a pessoa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PORQUE LEI VINI JR.?
O projeto de lei foi batizado como ‘Lei Vini Jr’ de combate ao racismo e no caso, o motivo é porque no dia 24 de maio de 2023, o jogador do Real Madrid foi vítima de racismo em um jogo contra o Valencia.
Na ocasião, torcedor do Valencia chamavam Vinicius Junior de macaco desde a chegada do ônibus, e no segundo tempo do jogo, o brasileiro apontou dois torcedores que estavam imitando sons do animal e cometendo racismo contra ele.
Na ocasião, o jogo foi paralisado por alguns minutos, porém, nos minutos finais uma confusão aconteceu entre as equipes e Vini Jr. acabou sendo expulso do jogo.
O caso ganhou grande repercussão no mundo todo, vários jogadores, celebridades e amigos lamentaram o que havia ocorrido com o jogador nas redes sociais.