ATENÇÃO!

Em vigor: Nova lei acaba de ser aprovada nas escolas e atinge em cheio milhares de estudantes

01/10/2023 às 13h26

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Estudantes (Foto: Reprodução, Estadão)

Estudantes são pegos de surpresa após rigorosa lei ser aprovada e todos devem cumprir a parti de agora

Ter acesso à educação de qualidade é um direito de todos os brasileiros, de acordo com os artigos da Constituição. Mas, na realidade, muitos alunos não contam com a estrutura necessária para desenvolver os estudos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com indicadores educacionais, os estudantes de escolas públicas têm desempenho pior que os de instituições particulares. Da mesma forma, o ensino nas zonas rurais fica abaixo do das áreas urbanas. Mesmo em uma mesma cidade, há diferenças entre as escolas: as localizadas em áreas nobres se saem melhor do que as que ficam nas periferias.

Quando o assunto é melhorar a educação, uma das principais bandeiras é aumentar o investimento. Mas, ao contrário do esperado, o Brasil reduziu os recursos para a educação básica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Educação (Foto: reprodução, Info Money)

Educação (Foto: reprodução, Info Money)

De acordo com o Ministério da Educação, foram utilizados R$32,5 bilhões na educação básica em 2020, que inclui o ensino fundamental e o médio. Em 2021, o total caiu para cerca de R$25 bilhões. Os dados são do Painel do Orçamento Federal.

Outra estratégia é investir na capacitação dos professores e outros profissionais da educação. Atualmente, governos municipais, estaduais e federais têm criado programas nessa área.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pensando em toda essa dificuldade, uma lei foi criada pra incentivar à democratização da educação superior.

Que lei é essa?

Alunos de baixa renda que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ter aulas gratuitas em escolas e outros espaços públicos de Belo Horizonte. Isso porque, nesse sábado (30/9), foi publicada uma lei no Diário Oficial do Município (DOM) que autoriza o executivo municipal a “emprestar” equipamentos públicos para o funcionamento de cursinhos populares e comunitários.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova legislação permite o uso de equipamentos públicos, sob responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), como salas de aulas, para cursinhos populares e comunitários, que preparam estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica para o Enem e vestibulares. A concessão será feita em dias e horários em que o espaço esteja ocioso, sem interferir em seu funcionamento regular.

🚨 Record faz milagre no horário nobre + Raquel Brito se pronuncia + Desfecho de Sandra na Globo     

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

educação
educação superior
enem
Faculdade
lei
nova lei

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.