Grávidas podem realizar novos exames importantíssimos graças a lei sancionada pelo presidente Lula; saiba quais são
O SUS já realiza uma infinidade de exames importantes e vitais para milhões de brasileiros, mas agora as grávidas devem ser beneficiadas com um novo tipo de procedimento. O presidente Lula acaba de aprovar uma lei que ajudará bastante as gestantes logo nos primeiros meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Agência Câmara de Notícias, a lei sancionada obriga a rede pública de saúde a incluir no protocolo de assistência às gestantes a realização de ecocardiograma fetal no pré-natal e de pelo menos dois exames de ultrassonografia transvaginal durante o primeiro quadrimestre de gestação.
Isso facilitará a identificar possíveis riscos ou doenças em bebês com muita antecedência. Assim que identificado, as mães serão encaminhadas para tratamento, a fim de eliminarem esses problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
IMPORTÂNCIA DE EXAMES
O ecocardiograma fetal, por exemplo, consegue identificar no coração do feto possíveis anomalias e arritmias. Com o exame, médicos conseguem avaliar a necessidade de intervenção cirúrgica ainda na barriga da mãe ou preparar o tratamento adequado para logo após o nascimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ultrassonografia transvaginal, por sua vez, consegue examinar o colo do útero, já que é nessa região que podem acontecer problemas relacionados a abortos ou partos prematuros.
Vale ressaltar que a Lei 14.598/23 tem origem no Projeto de Lei 5248/16, do ex-deputado e hoje senador Weverton (PDT-MA), aprovado na Câmara em 2018, e posteriormente no Senado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO AGENDAR EXAMES PELO SUS?
O SUS permite a realização de uma infinidade de exames. Existem hospitais especializados em diversos tipos de procedimentos, todos gratuitos, mas todos dispõem de uma grande fila de espera com vários pacientes. É possível realizar o agendamento diretamente nos postos de saúde com a guia médica, ou então em aplicativos disponibilizados por cada região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE