Detran altera a renovação da CNH para idosos acima dos 60 anos e crava 6 novas mudanças
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), responsável pela emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), anunciou 6 novas mudanças cruciais para a renovação do documento a idosos 60+.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, o órgão cravou importantes atualizações para as regras de renovação da CNH, atingindo principalmente os condutores acima dos 60 anos que possuem a habilitação na categoria A.
Nova lei do Detran para a renovação da CNH
De acordo com o portal ‘FDR’, a nova lei do Detran coloca mais dificuldade especificamente na renovação de CNH na categoria A aos motoristas idosos acima dos 60 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa nova medida atinge principalmente a CNH dos idosos acima dos 60 anos que possuem algumas doenças específicas, principalmente aos que possuem o registro EAR (Exerce Atividade Remunerada).
Para quem não sabe, a EAR se trata de uma observação que deve estar incluída na CNH de motoristas que exercem atividades remuneradas com veículos, sendo considerados motoristas profissionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novas regras
Agora, conforme a nova regulamentação, a renovação da CNH a exige um conjunto rigoroso de avaliações, esses que podem afetar os motoristas, principalmente os idosos acima de 60 anos.
Além dos exames tradicionais, como oftalmológicos e psicológicos, o médico pode solicitar testes adicionais, como reflexos e coordenação motora.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● PIX de R$600: Caixa libera pagamento mais esperado em novembro e milhões estão em festa nesta quarta (20)
● Aposentadoria de R$ 8 mil, na casa dos 50 anos e +1: Governo Lula arma 3 viradas do INSS em 2025
● Detran convoca lista de CPFs aprovados para conquistar CNH de graça em apenas 10 passos simples
Ainda, além dos novos exames, algumas condições de saúde, como por exemplo a Alzheimer ou Parkinson, podem contribuir para a não renovação da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso detectados qualquer indicio de deficiência física ou mental que comprometam a capacidade de dirigir, o perito pode impedir a renovação da CNH, ou reduzir os prazos.
Confira as 6 mudanças na renovação da CNH
- Até 49 anos: Renovação a cada 10 anos;
- Entre 50 e 69 anos: Renovação a cada 5 anos;
- Mais de 70 anos: Renovação a cada 3 anos;
- CNH Provisória: Validade de 1 ano;
- Acima de 70 anos: Possibilidade de avaliações complementares a critério do médico, como exames específicos ou cursos de atualização em direção veicular para quem tem mais de 70 anos;
- Desconto na Renovação: 50% de desconto na taxa de renovação para idosos entre 50 e 70 anos.
Dessa forma, com essas 6 novas mudanças em relação aos períodos de renovação da CNH, é muito importante que o motorista de atente aos prazos, para não andar com o documento vencido.
Considerações finais
Visando melhorar a segurança dos idosos e da população em geral, novas regras foram instituidas pelo Detran, para que os cidadãos desfrutem um melhor relacionamento no transito.
Dessa forma, regras cruciais de segurança foram cravadas sobre a renovação da CNH A. Além dos exames tradicionais, também poderão ser solicitados outros, como para reflexos e coordenação motora.
Além disso, 6 mudanças atingem em cheio os idosos acima dos 60 anos, com novos prazos para a renovação do documento. Destacando a importância de estar em dia com esses limites.
Como tirar carteira de motorista?
Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:
- Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Após a aprovação nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas.
Além de garantir a aprovação nas provas teóricas e práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.