Alerta
Já pode ir se despedindo: Nova lei da ANATEL chega com PROIBIÇÃO que atinge em cheio a Claro no Brasil
17/08/2024 às 12h40
Todos os clientes precisam ficar atentos com uma nova lei da Anatel, que atinge grande parte das empresas no Brasil, inclusive a Claro. Você como cliente também precisa se atentar nas mudanças
A Claro é uma das principais empresas de telefonia no Brasil e conta com milhões de clientes espalhados pelo país. Muitas vezes precisa entrar em contato com seus consumidores, mas precisam se atentar em uma nova lei da Anatel para essas situações.
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Ao longo do dia é muito comum as pessoas receberem diversos SMS, e-mails ou ligações, com ofertas de planos e serviços. Por muitas vezes há um exagero por parte das empresas e é justamente isso que está sendo analisado todos os dias,
De acordo com o portal ‘Tudo Celular’, a Anatel anunciou as novas regras para combater o disparo massivo de chamas abusivas de telemarketing. A medida já está em vigor desde o dia 1° de junho de 2024.
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Agora, as chamadas com duração até6 segundos serão consideradas de curta duração, antigamente o tempo estava estabelecido em 3 segundos. “O acompanhamento também observou um grande volume de chamadas infrutíferas, inoportunas ou sem diálogo que passaram se estender para a caixa postal dos cidadãos”, explicou a Anatal.
Em seguida, também revelaram um novo limite de chamadas curtas que as empresas podem realizar. Assim, a partir de agora, as empresas poder efetuar apenas 85% do total de ligações realizadas. Quem fizer mais de 100 mil ligações por dia e ultrapassarem esse limite, terão penalidades.
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As empresas podem ficar bloqueadas por até 15 dias e terem que pagar uma multa no valor que pode chegar até R$50 milhões. A Anatel também especificou que as chamadas de cobrança devem usar o código 0303.
Vale lembrar que existe a plataforma ‘Não me Perturbe’, onde a pessoa consegue selecionar as empresas do qual não quer receber ligações.
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Claro atingida em cheio
De acordo com o portal ‘Teletime’, em novembro de 2023, antes mesmo dessas novas regras entrarem em vigor, a Claro já estava sofrendo com algumas punições. Ainda segundo o site, ela foi a única empresa de telecomunicações, na época, a receber uma multa.
“A conduta que foi identificada pela agência foi a realização de chamadas em volumetria com características distintas daquelas permitidas pelo despacho decisório de 2022 da Anatel, que estabelece os critérios para que essas chamadas ocorram”, disse o conselheiro da empresa, Artur Coimbra.
Diante desse cenário, ainda segundo o site, a Claro acabou sendo multada em R$15 milhões na época. A segunda com o maior valor da multa foi a do Bradesco, de R$11 milhões.
Quantos clientes a Claro tem no Brasil?
A Claro é uma das principais operados do Brasil e conta com mais de 100 milhões de clientes atualmente. Além disso, também está presente em mais de 10 milhões de residências e lidera em distribuição de banda larga.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: