Todos os clientes precisam ficar atentos com uma nova lei da Anatel, que atinge grande parte das empresas no Brasil, inclusive a Claro. Você como cliente também precisa se atentar nas mudanças
A Claro é uma das principais empresas de telefonia no Brasil e conta com milhões de clientes espalhados pelo país. Muitas vezes precisa entrar em contato com seus consumidores, mas precisam se atentar em uma nova lei da Anatel para essas situações.
Ao longo do dia é muito comum as pessoas receberem diversos SMS, e-mails ou ligações, com ofertas de planos e serviços. Por muitas vezes há um exagero por parte das empresas e é justamente isso que está sendo analisado todos os dias,
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De acordo com o portal ‘Tudo Celular’, a Anatel anunciou as novas regras para combater o disparo massivo de chamas abusivas de telemarketing. A medida já está em vigor desde o dia 1° de junho de 2024.
Agora, as chamadas com duração até6 segundos serão consideradas de curta duração, antigamente o tempo estava estabelecido em 3 segundos. “O acompanhamento também observou um grande volume de chamadas infrutíferas, inoportunas ou sem diálogo que passaram se estender para a caixa postal dos cidadãos”, explicou a Anatal.
Em seguida, também revelaram um novo limite de chamadas curtas que as empresas podem realizar. Assim, a partir de agora, as empresas poder efetuar apenas 85% do total de ligações realizadas. Quem fizer mais de 100 mil ligações por dia e ultrapassarem esse limite, terão penalidades.
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As empresas podem ficar bloqueadas por até 15 dias e terem que pagar uma multa no valor que pode chegar até R$50 milhões. A Anatel também especificou que as chamadas de cobrança devem usar o código 0303.
Vale lembrar que existe a plataforma ‘Não me Perturbe’, onde a pessoa consegue selecionar as empresas do qual não quer receber ligações.
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Claro atingida em cheio
De acordo com o portal ‘Teletime’, em novembro de 2023, antes mesmo dessas novas regras entrarem em vigor, a Claro já estava sofrendo com algumas punições. Ainda segundo o site, ela foi a única empresa de telecomunicações, na época, a receber uma multa.
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“A conduta que foi identificada pela agência foi a realização de chamadas em volumetria com características distintas daquelas permitidas pelo despacho decisório de 2022 da Anatel, que estabelece os critérios para que essas chamadas ocorram”, disse o conselheiro da empresa, Artur Coimbra.
Diante desse cenário, ainda segundo o site, a Claro acabou sendo multada em R$15 milhões na época. A segunda com o maior valor da multa foi a do Bradesco, de R$11 milhões.
Quantos clientes a Claro tem no Brasil?
A Claro é uma das principais operados do Brasil e conta com mais de 100 milhões de clientes atualmente. Além disso, também está presente em mais de 10 milhões de residências e lidera em distribuição de banda larga.