Alerta
Nova lei da Anvisa: A mudança urgente que atinge marcas de pães e doces, como Pullman e Bauducco
27/08/2024 às 7h00
Com uma nova determinação da Anvisa, as grandes empresas como Pullman e Bauducco precisam seguir novas regras, para seguirem vendendo. Você como consumidor deve ficar atento em todos os detalhes
A Bauducco e a Pullman, duas das principais empresas que fabricam pães e doces no Brasil, precisam se atentar as últimas mudanças. Isso porque uma nova lei entrou em vigor na Anvisa, onde traz alterações urgentes e todos precisam se adequar para seguir no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os pães e os doces, assim como outros alimentos, contam com diversos tipos, como diferentes sabores, opção de ser integral e outros. Porém, todos precisam estar bem especificados e ter na embalagem exatamente o que possui.
De acordo com o portal ‘G1’, no último dia 22 de abril se esgotou os prazos para as empresas mudarem os rótulos de seus alimentos. A mudança se aplica nas questões sobre o teor de gordura saturada, açúcar adicionado ou sódio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a nova regra estabelecida pela Anvisa, as embalagens dos doces precisam ter uma lupa na parte da frente da embalagem. Nela, alerta sobre a presença dessas substâncias.
A lei está em vigor desde outubro de 2023, mas a vigilância sanitária deu o prazo até o dia 22 de abril para que as empresas, como a Bauducco, se adequasse. Portanto agora todos os produtos que não tiverem essa marcação, terão suas vendas proibidas. O único salvo é quando se produziu o alimento antes da norma entrar em vigor, mas só poderão estar nas prateleiras até outubro desde ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mudança nos rótulos também atingiu os pães
É comum as pessoas que querem manter uma alimentação mais saudável optarem pelas opções integrais. De acordo com o ‘G1’, há novas regras da Anvisa sobre a rotulagens desses produtos, que vão te surpreender.
Agora, para que se possa ter a palavra integral na embalagem do alimento, precisa que ao menos 30% dos ingredientes sejam integrais. Além disso, a empresa precisa destacar a porcentagem integral presente no alimento.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
“Um pão, um grão, qualquer alimento integral vai ter uma quantidade maior de fibras, que ajudam na glicemia, a não ter picos de açúcar no sangue”, explicou Mariana Ribeiro, do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável. Isso tudo é para que os consumidores tenham a plena consciência e saibam exatamente o que estão comprando nos supermercados.
Quais produtos a Anvisa fiscaliza?
De maneira geral, a Anvisa fiscaliza todos os produtos que possam trazer algum tipo de problema de saúde aos seus consumidores. Dentre leses estão os medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal, saneantes, dispositivos médicos, produtos para saúde.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: