Nova lei da Anvisa chega para terror de Coca-Cola, Guaraná e outros refrigerantes em São Paulo
Uma nova lei da Anvisa, a partir desse mês de fevereiro, chega para aterrorizar empresas gigantes de São Paulo, principalmente as marcas de refrigerantes queridinhos, como a Coca-Cola, Guaraná e os demais.
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A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
De acordo com o portal ‘O Antagonista’, a Justiça Federal de São Paulo colocou um prazo de 2 meses para que a indústria de alimentos consiga se adequar a nova embalagem para incluir alguns selos de alerta, o que vai influenciar na averiguação feita pela Anvisa.
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Dentre eles, será obrigatório colocar, caso esteja presente, a quantidade de açúcar, sal e gordura, estando em evidência no rótulo do alimento, e isso vai atingir em cheio os refrigerantes, que possuem uma grande quantidade de açúcar.
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As grandes marcas, como a Coca-Cola e o Guaraná já utilizam esse rótulo, alertando os consumidores sobre os componentes presentes, mas dentro de 60 dias, todas as marcas precisam seguir o mesmo padrão.
Isso pode gerar um terror para essas gigantes, já que pode emplacar nas vendas dos produtos, já que vai estar evidente em todos os problemas que podem ocasionar em quem ingerir aqueles produtos, por conta do excesso de açúcar ou gordura.
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Essa decisão, ainda segundo o site, foi tomada no último dia 14 de fevereiro e permite que os produtos já fabricados sejam vendidos sem o rótulo até outubro, mas os novos já devem contar com o selo de alerta.
Assim, a Anvisa terá que ficar atenta nos produtos e fazer a averiguação de todos aqueles que não estão seguindo as novas normas estabelecidas pela Justiça de São Paulo.
Quando a Anvisa foi fundada?
A Anvisa, principal órgão por fazer a averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.