Entenda os detalhes divulgados sobre o Bolsa Família e o INSS para 2024
Já são mais de 21 milhões de residências brasileiras recebendo ajuda do Bolsa Família. Criado em 2003, o programa do Governo Federal é o principal canal de distribuição de renda no país.
Porém, quem já depende do benefício, deve manter os dados atualizados, como mandam as regras. Caso haja qualquer inconsistência nos documentos e informações pessoais, por lei, o pagamento pode ser cortado na mesma hora. Por isso, é preciso ficar atento!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse, inclusive, é o principal motivo dos diversos bloqueios que ocorrem a cada mês. Se houver qualquer pendência, o usuário deve resolvê-la imediatamente e atualizar o que for necessário no CadÚnico, que é uma das bases do Bolsa Família.
Além do Bolsa Família, veja as novas exigências na aposentadoria
O INSS é a instituição pública responsável pelo pagamento de benefícios como aposentadoria, seguros e outros auxílios. No entanto, para 2024, houve algumas mudanças e, para que haja a liberação do dinheiro, precisa estar dentro dos conformes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a reforma da Previdência, surgiram novas regras a respeito da pontuação formada pela idade e os anos de contribuição dos futuros aposentados. Com isso, desde o início do mês de janeiro, subiram para 91 pontos às mulheres e 101 aos homens.
De acordo com a Agência Brasil, servidores públicos estão submetidos à mesma regra de pontuação. No entanto, a diferença é na idade que cai para 62 anos e 35 de contribuição para homens, enquanto para as mulheres é 57 anos e 30 na contribuição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito ao Bolsa Família?
A principal regra é de que a renda por cada pessoa da residência seja de, no máximo, R$ 218 por mês. Para fazer a solicitação, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais.