Nova lei arma proibição no metrô de Salvador, Bahia, e atinge lista de CPFs em cheio em pleno 2025
O metrô de Salvador, Bahia, tem uma nova lei armada que chega com proibição que atinge lista de CPFs em 2025. Assim, trabalhadores estão em alerta na era Jerônimo Rodrigues, governador do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o time de especialistas em transporte público do TV FOCO, a partir de informações do portal ‘A Tarde’, traz à tona maiores detalhes a respeito do assunto.
Lei armada
Em suma, as regras para criação de vagões exclusivos para mulheres nos horários de pico matutino e vespertino no sistema metroviário de Salvador, acabaram sendo discutidos em uma reunião ocorrida na sexta-feira (04).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, a medida é fruto da Lei 41/2024, de autoria da vereadora Marta Rodrigues, sancionada na no dia (29) de março. Assim, o governo do Estado, como poder concedente do metrô, irá conduzir a regulamentação da norma.
Todavia, a Sedur, responsável pela gestão do contrato de concessão entre o Estado e a CCR, já dará início para viabilizar a execução da lei.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segurança das mulheres
Vale dizer que, a secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, enfatizou a importância da iniciativa para a segurança das mulheres no transporte público.
“Essa é uma ação fundamental para proporcionar mais segurança e conforto às mulheres que utilizam o metrô, contribuindo para o combate ao assédio e garantindo um ambiente mais respeitoso. Vamos trabalhar junto à CCR para viabilizar a melhor forma de implementação dessa medida, respeitando a legislação e garantindo sua eficácia para as usuárias.”, disse ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, é importante dizer ainda que, a reunião marca o primeiro passo no processo de regulamentação e execução da lei, alinhando os esforços entre o poder público e concessionária para a adaptação do sistema metroviário à nova norma.
Considerações finais
- Nova lei em Salvador cria vagões exclusivos para mulheres no metrô durante horários de pico;
- Medida foi aprovada pela Lei 41/2024, de autoria da vereadora Marta Rodrigues e sancionada em 29 de março;
- Governo do Estado e Sedur iniciam regulamentação para implementação em 2025;
- Vagões especiais visam combater assédio e aumentar segurança no transporte público.
Veja mais notícias sobre o transporte público CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, quantas pessoas andam de metrô no Brasil?
Em 2023, os sistemas de metrô, trens urbanos, VLTs e people movers do Brasil transportaram 2,48 bilhões de passageiros, um aumento de 6% em relação ao ano anterior.