Preocupa

Nova lei armada pelo Banco Central chega com notícia nada boa a quem guarda na poupança Caixa, Bradesco e+

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lei armada do Banco Central desespera quem investe na poupança (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma mudança armada do Banco Central, que atinge a poupança no Brasil, não agrada todos que optam por esse investimento. Medida afeta a Caixa, Bradesco e outros bancos

O Banco Central está armando mais uma mudança que pode chegar em breve aos brasileiros e preocupa. Isso porque atingiria em cheio a poupança em todos os bancos, como a Caixa Econômica Federal, Bradesco e todos os demais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse método de investimento é um dos mais requisitados pelos brasileiros, muito pela sua segurança. Porém, com as últimas mudanças, muitos ficaram em dúvida se realmente valia a pena esse investimento.

De acordo com o jornal ‘Estadão’, na próxima quarta-feira (18) haverá uma reunião do Copom do Banco Central, onde tomarão a decisão de subir ou não a Selic. Vale lembrar que ela é a taxa básica de juros, que atualmente está em 10,5% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim o Comitê de Política Monetária decidirá sobre a interrupção dos cortes de juros que se iniciaram no começo do ano. Essa medida leva em conta a política monetária mais conservadora do Estados Unidos e também uma possível mudança na diretoria do BC.

A taxa Selic está fixa em 10,5% desde junho, mas isso pode mudar a partir da próxima semana. Inclusive os analistas do Itaú revelaram que acreditam em uma alta de 1,5 ponto percentual, passando então para 12% ao ano para 2025. Já o Boletim Focus do BC estimou que o juros passe para 11,25% ainda em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja como afeta em cheio a poupança

Para quem não tem o conhecimento de como funciona o rendimento da poupança, ela se baseia de acordo com a Taxa Selic, somada com a Taxa Referencial. Quando a Selic é menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR); já quando a taxa Selic é maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é fixado em 0,5% ao mês mais a TR.

Portanto, de acordo com o jornal ‘Estadão’, a taxa Selic ficando mais longe dos sonhados 8%, onde teria um maior rendimento, não é nada satisfatório para quem investe nela. Dessa maneira pode se tornar comum que as pessoas rumem para outros métodos de investimento, disponíveis nos bancos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As poupanças de todos os principais bancos do país, como Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal seguem o mesmo padrão. Portanto, não importa qual dessas instituições escolha, o rendimento será o mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quantas brasileiros usam a poupança?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Nubank, um dos principais bancos digitais instalados no Brasil, 8 a cada 10 brasileiros optam por colocar seus rendimentos na poupança, mesmo com outras opções mais vantajosas.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile