Uma mudança armada do Banco Central, que atinge a poupança no Brasil, não agrada todos que optam por esse investimento. Medida afeta a Caixa, Bradesco e outros bancos
O Banco Central está armando mais uma mudança que pode chegar em breve aos brasileiros e preocupa. Isso porque atingiria em cheio a poupança em todos os bancos, como a Caixa Econômica Federal, Bradesco e todos os demais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse método de investimento é um dos mais requisitados pelos brasileiros, muito pela sua segurança. Porém, com as últimas mudanças, muitos ficaram em dúvida se realmente valia a pena esse investimento.
De acordo com o jornal ‘Estadão’, na próxima quarta-feira (18) haverá uma reunião do Copom do Banco Central, onde tomarão a decisão de subir ou não a Selic. Vale lembrar que ela é a taxa básica de juros, que atualmente está em 10,5% ao ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim o Comitê de Política Monetária decidirá sobre a interrupção dos cortes de juros que se iniciaram no começo do ano. Essa medida leva em conta a política monetária mais conservadora do Estados Unidos e também uma possível mudança na diretoria do BC.
A taxa Selic está fixa em 10,5% desde junho, mas isso pode mudar a partir da próxima semana. Inclusive os analistas do Itaú revelaram que acreditam em uma alta de 1,5 ponto percentual, passando então para 12% ao ano para 2025. Já o Boletim Focus do BC estimou que o juros passe para 11,25% ainda em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja como afeta em cheio a poupança
Para quem não tem o conhecimento de como funciona o rendimento da poupança, ela se baseia de acordo com a Taxa Selic, somada com a Taxa Referencial. Quando a Selic é menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR); já quando a taxa Selic é maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é fixado em 0,5% ao mês mais a TR.
Portanto, de acordo com o jornal ‘Estadão’, a taxa Selic ficando mais longe dos sonhados 8%, onde teria um maior rendimento, não é nada satisfatório para quem investe nela. Dessa maneira pode se tornar comum que as pessoas rumem para outros métodos de investimento, disponíveis nos bancos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
As poupanças de todos os principais bancos do país, como Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal seguem o mesmo padrão. Portanto, não importa qual dessas instituições escolha, o rendimento será o mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantas brasileiros usam a poupança?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Nubank, um dos principais bancos digitais instalados no Brasil, 8 a cada 10 brasileiros optam por colocar seus rendimentos na poupança, mesmo com outras opções mais vantajosas.