Lei armada dos semáforos promete aumentar o tempo da luz verde para garantir segurança aos idosos e evitar novos acidentes de trânsito
Idosos acima dos 60 anos e pessoas com mobilidade reduzida garantem benefício com lei armada dos semáforos que promete aumentar o tempo de travessia, reduzindo os perigos e acidentes de trânsito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o portal FDR, a medida foi implementada em resposta às demandas por mais segurança no trânsito, especialmente para a população acima de 60 anos, que muitas vezes enfrenta dificuldades ao atravessar vias movimentadas.
Vale ressaltar que um estudo da Faculdade de Saúde Pública da USP, afirma que a velocidade média de caminhada dos idosos é significativamente menor do que a considerada nos cálculos para a duração do sinal verde nos semáforos. Essa diferença faz com que muitos idosos se sintam inseguros e corram o risco de não conseguirem atravessar a rua a tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, a nova medida consiste na implantação de semáforos inteligentes, que chegam para aumentar o tempo do sinal verde para pedestres, especialmente em locais com grande concentração de idosos.
Com isso, a iniciativa tem o objetivo de garantir que todas as pessoas possam atravessar as ruas com calma e segurança, sem a pressa imposta pelo tempo curto de semáforos tradicionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, os semáforos inteligentes também prometem desafogar o trânsito na área do rodízio de veículos. Segundo o G1, a modernização do sistema está para sair desde 2019, quando a gestão municipal anunciou uma licitação para contratar uma empresa que deveria instalar e fazer a manutenção dos equipamentos.
Eles são chamados de inteligentes porque funcionam sob demanda: o tempo que o semáforo fica verde ou vermelho depende da quantidade de veículos na via naquele momento. Automaticamente, ele se regula ao longo do dia para melhor gerenciar o fluxo de trânsito.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em entrevista à TV Globo, Mauricio Nastari, gerente de iluminação da SP Regula, afirmou que já foi possível sentir “alguma diferença”, mas para que a mudança no trânsito seja efetiva, o funcionamento do sistema deve ser mais abrangente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona a multa por avanço de sinal?
Avançar o sinal vermelho é considerado uma infração gravíssima. Portanto, o valor da multa como consequência é de R$293,47. Além disso, serão computados 7 pontos na CNH do motorista que levou a infração. De acordo com o Denatran, o agente de trânsito deve autuar na aplicação da multa nas seguintes situações: “Semáforo efetivamente no vermelho, no início da passagem do veículo pela linha de retenção”.