ADEUS
Nova lei armada traz obrigação para shoppings no Rio de Janeiro e acerta em cheio Rio Sul e Village Mall
30/03/2025 às 10h00

Graças a uma lei armada no Rio de Janeiro, uma nova obrigação irá acertar os shoppings e gigantes como Rio Sul e Village Mall devem ser afetados
Uma lei armada no Rio de Janeiro merece toda a atenção dos grandiosos shoppings da capital carioca. Afinal, é uma iniciativa que afetará gigantes como Rio Sul e Village Mall.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o Rio de Janeiro é o segundo estado com maior concentração de empreendimentos e boa parte deles se situa exatamente na capital carioca. Afinal, é onde tem o maior fluxo de pessoas.
Dessa maneira, essa lei vale para a capital. O time de especialistas em empreendimentos do TV Foco, a partir de informações coletadas do site Diário do Rio, traz agora os detalhes dessa super lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEI ARMADA ACERTA RIO SUL E VILLAGE MALL
- É uma proposta que afeta os estacionamentos;
- Levanta debate sobre o pagamento;
- Ideia é boa para os clientes;
- Shoppings podem ganhar com isso também.

NOVA LEI DOS ESTACIONAMENTOS NO RIO
A vereadora Talita Galhardo propôs um projeto que prevê gratuidade para clientes que comprovarem gastos em compras equivalentes a vinte vezes o valor cobrado pelo estacionamento.
Em resumo, ela quer acabar com o pagamento de taxas para pessoas que comprarem um determinado valor mínimo. E a Câmara Municipal do Rio de Janeiro já analisa um projeto de lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● ADEUS em Shopping de Porto Alegre: Varejista confirma FIM de 3 lojas no Rio Grande do Sul
● Pensão e viagem de graça: 6 benefícios cedidos aos 60+ por lei em 2025
● Lula ciente: Lei trabalhista traz salário mínimo de R$1718 à lista de CLTs em Fortaleza, CE, na era Elmano
É uma iniciativa que tem como foco regularizar a cobrança nos estacionamentos rotativos privados, como os de shoppings e hipermercados da cidade. É uma ideia que deixará clientes felizes.

REQUISITOS DO PROJETO
Para ter direito a isenção, os clientes precisarão apresentar notas fiscais das compras realizadas no mesmo dia, acompanhadas do bilhete do estacionamento.
Além disso, o benefício só valerá para permanência de até três horas. O tempo mínimo para garantir o direito à isenção será de quinze minutos. Então, tem requisitos interessantes.
Mas, além da gratuidade, a proposta estabelece um valor máximo diário de R$ 45,00 para o período de 12 horas em todos os estacionamentos rotativos privados do município.
Então, se entrar em vigor, trará a obrigação dos shoppings como Village Mall e Rio Sul em oferecer estacionamento de graça para quem comprovar os requisitos.
CONCLUSÕES FINAIS
Graças um projeto de lei que ainda está sendo analisado na Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro, shoppings como Village Mall e Rio Sul precisarão se atentar a uma possível obrigação para o futuro.
TODO SHOPPING COBRA ESTACIONAMENTO?
Não é algo geral e tem relação com políticas internas de cada estabelecimento. Então, haverá aqueles que cobrarão e outros que não. Não há lei que obrigue os dispense que a cobrança.
ALÉM DISSO, VEJA ESSA OUTRA LEI QUE ACERTA OS SHOPPINGS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br