O QUE ESTÁ ACONTECENDO?!

Nova lei dos ônibus assinada por Tarcísio em SP chega para fim da EMTU

24/09/2024 às 10h47

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Nova lei dos ônibus, sancionada por Tarcísio de Freitas, coloca fim na era EMTU (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Marcello Casal Jr/ Agência Brasil/José Cruz/Agência Brasil)

Tarcísio de Freitas sanciona nova lei dos ônibus que chega para decretar o fim da EMTU e milhões de usuários do transporte precisam saber o que ela envolve

Paulistanos e paulistas foram surpreendidos nesta terça-feira (24) com notícia impactante envolvendo a EMTU, empresa de transportes crucial que interliga a grandes cidades com as regiões metropolitanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque o governador Tarcísio de Freitas sancionou, nesta segunda (23), o Projeto de Lei Complementar PLC), que funciona como uma nova lei dos ônibus.

Em suma, ela atualiza as funções e responsabilidades das agências reguladoras de serviços no Estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim da EMTU

Agora, a EMTU está com seus dias contados. De acordo com as informações do Via trolebus, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) passa a assumir o lugar da EMTU, cuja qual gerenciava o transporte intermunicipal de ônibus nas regiões metropolitanas.

Outra novidade é a agência passando a ser uma grande gerenciadora e fiscalizadora no sistema metroferroviário, uma vez que os contratos de concessão de trilhos, hoje sob gestão da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP), também serão de responsabilidade sua

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme exposto pelo Diário do Transporte, através do artigo 5º da lei, fica expressa que agora a Artesp tem até 180 dias para assumir os trabalhos da EMTU.

Outras novidades

O evento que contou com a presença de alguns secretários da sua gestão, foi palco para o governador oficializar também o projeto aprovado na Alesp por maioria de votos no começo deste mês.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal Folha de S.Paulo, a Arsesp irá permanecer na fiscalização dos serviços de gás e saneamento, operado por companhias como Sabesp e Comgás.

Já a nova agência SP Águas assume as funções do DAEE, que faz a gestão e fiscalização do uso da água em todo o estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, de acordo com manifestações do governo, a nova agência terá papel importante para:

  • A segurança hídrica em São Paulo;
  • Controle de cheias, com ações para enfrentamento das mudanças climáticas;
  • Controle sobre a retirada de água de fontes superficiais e subterrâneas.

Hoje, o departamento, além de regular os rios e aquíferos, é responsável por obras para captação de água, barragens e outros empreendimentos hídricos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo disso foi dar mais autonomia e independência à autarquia, com mandatos definidos para dirigentes e fontes próprias de receita.

De acordo com o portal Folha de S.Paulo, durante a cerimônia, Tarcísio disse ser um dia histórico:

“Pegamos aquilo que nós temos na lei de agências federal e aperfeiçoamos. Posso dizer que o que a Assembleia [Legislativa de São Paulo] está nos oferecendo agora é o estado da arte em termos de regulação”, afirmou.

Quais regiões são atendidas pela EMTU?

De acordo com a EMTU, a empresa gerencia o transporte entre os municípios que compõem as Regiões Metropolitanas do Estado:

  • São Paulo (RMSP);
  • Baixada Santista (RMBS);
  • Campinas (RMC);
  • Vale do Paraíba/Litoral Norte (RMVPLN);
  • Sorocaba (RMS).

Conclusões finais:

Não é de hoje que o Governo do Estado de São Paulo vem trazendo mudanças na forma de administrar os principais serviços públicos, dando ênfase para as privatizações.

Porém, apesar das inúmeras críticas, o Governo insiste na ideia de que tais modificações vem para aperfeiçoar e até mesmo melhorar os custos. Agora o que nos resta é aguardar para sentir os reais impactos disso.

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

🚨 Vai desistir? Raquel usa tática de Davi + Ana Furtado detona a Globo + Mãe da Deolane liberada da cadeia?  

EMTU
Lei dos ônibus
Tarcísio Freitas
Transporte público em São Paulo

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.