DE LEI!

Quinta (17): Nova LEI acaba de atingir em cheio a vida de milhares de entregadores de aplicativo com vitória

17/08/2023 às 10h10

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Nova lei pode atingir em cheio a vida de milhares de entregadores por aplicativo (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Projeto de lei prevê PROIBIÇÃO que promete mudar a vida de milhares de entregadores por aplicativo

E nesta quinta feira (17), o TV Foco traz uma informação extremamente relevante, principalmente ao que se refere a vida de milhares de entregadores por aplicativo, visto que uma nova lei promete os atingir em cheio a rotina desses trabalhadores informais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal Metrópoles, após inúmeros casos polêmicos envolvendo discussões e, até mesmo agressões físicas entre entregadores de aplicativo e moradores do Distrito Federal, um Projeto de Lei (PL) protocolado na Câmara Legislativa, em abril de 2023.

O projeto tenta dar ponto final na questão se o entregador deve ou não subir no apartamento ou se dirigir nas portas de casas em condomínios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma o texto quer estabelecer que a entrega seja feita na portaria, proibindo o consumidor que mora em condomínio de exigir o pedido na porta.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entendendo o projeto de lei

De acordo com o portal O Condomínio, esse projeto cuja autoria do deputado distrital Fábio Felix (PSOL), foi feito a pedido de representantes de entregadores do DF.

Em caso de aprovação, quem pedir comidas ou outros produtos por aplicativo de dentro de condomínios verticais deverá ir até a portaria buscar.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inicialmente, o PL previa cobrança de taxa para que entregadores deixassem o pedido na porta do cliente e incluía condomínios horizontais. Porém, os dois trechos serão retirados do texto da proposta, que ainda passaria por debate em audiência pública.

Na justificativa do projeto, Fábio Felix cita “a pesada rotina dos trabalhadores de aplicativos”, que é dificultada “por exigências descabidas e atos de desrespeito”:

“Um desses casos ocorre quando moradores de condomínios, horizontais ou verticais, exigem que os entregadores adentrem nas áreas comuns. Além de isso os submeter a procedimentos de segurança que levam tempo prejudicando outras entregas, a remuneração por eles recebida não compensa esse adicional ao serviço. Mais que uma questão de justiça remuneratória, esse tipo de exigência submete os entregadores a situações vexatórias.”

O projeto foi protocolado na Câmara Legislativa na segunda semana de abril de 2023 e ainda aguardava a aprovação em dois turnos e sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB) para se tornar lei.

Em qual estado esse tipo de proibição JÁ está vigente?

Segundo o portal Metrópoles esse projeto do DF ainda não teve uma resolução definitiva e segue em tramitação na Câmara Legislativa.

Porém de acordo com o G1, em Fortaleza, no dia 28 de junho, foi aprovada a lei que determina a proibição de entregadores subirem em apartamentos em condomínios.

Na justificativa do projeto, o vereador Danilo Lopes (Avante), autor da lei, argumenta que a entrega apenas na portaria vai dar mais celeridade ao trabalho do entregador, e vai dar mais segurança aos usuários de aplicativos:

“Tendo em vista que criminosos se passam por entregadores de plataformas e cometem crimes dentro dos condomínios”

Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui*

 

DF
entregadores
Fábio Felix
nova lei

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.