VAI ENTRAR EM VIGOR

“A partir de 2025”: Nova lei anunciada atinge em cheio pagamentos dos aposentados do INSS

15/09/2024 às 8h00

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
INSS garante mudança para segurados em 2025 (Foto: Divulgação)

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirma nova lei para 2025 e afeta todos esses beneficiários que aderiram a esse tipo de serviço pelo órgão

O INSS confirmou uma alteração para 2025 que vai fazer os aposentados e pensionistas ficarem preocupados. Quem é segurado do órgão, tem direito há algumas vantagens, como, por exemplo, pedir empréstimo consignado. Os juros são mais baratos, as opções melhores e é por isso que muitos aderem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Às vezes o dinheiro serve para pagar uma dívida, fazer uma reforma, ou até uma viagem. Quem não é segurado do INSS, sofre com juros absurdos e condições pouco favoráveis, logo, é muito comum aposentados e pensionistas usarem a vantagem de pagar poucos juros para fazerem empréstimos.

E é para essas pessoas que pegam empréstimo consignado que temos um grande alerta hoje. Conforme informações do jornal Extra, o INSS passará a restringir a concessão de empréstimo e de cartão de crédito consignados ao banco em que aposentados e pensionistas recebem o benefício, dentro dos primeiros 90 dias de pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Basicamente, logo que o beneficiário recebe o seu pagamento, ele precisará esperar o período de 90 dias para começar a pedir o benefício. Isso vale para os recém-beneficiários do INSS. Era comum logo que a pessoa se tornava segurado, já pedir o empréstimo. A partir de janeiro de 2025, isso vai mudar e será necessário respeitar o prazo.

O órgão se manifestou a respeito da decisão: “A partir do momento que o INSS bloqueia o benefício e restringe ao banco pagador, o assédio de demais instituições tende a cair”. Diego Cherulli, diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), comentou sobre a iniciativa do INSS, e destacou que isso não vai diminuir o assédio dos bancos com os novos aposentados, apenas vai adiar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não vai mudar nada porque os dados vão continuar circulando entre as instituições financeiras. E, independentemente do prazo, mesmo passando de 90 dias, o assédio vai continuar”, explicou ele. Mas, o INSS espera proteger seus novos segurados e será possível analisar se a medida vai vingar.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL O JUROS DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?

Hoje a taxa de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS é de 1,68% ao mês. Logo, uma das mais baixas em vigor no país. Por conta dessa vantagem, os segurados são um dos grupos que mais pedem empréstimo para os bancos. E as instituições gostam de ofertar serviços porque é um pagamento certo.

INSS
lei

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.