Nova regra para motoboys e motoristas de aplicativo como Uber e 99, se infligidas, podem gerar multas e punições
Um dos empregos que mais se popularizaram, principalmente durante o período mais crítico pandêmico da Covid-19 foram os informais, inclusive, desde então, cresceu e muito o número de entregadores e motoristas por aplicativo como a Uber e 99.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal G1, só no ano de 2021, havia cerca de 1,4 milhão de brasileiros que trabalhavam tanto em aplicativos de transporte de passageiros como de entregas.
Porém, o que muitos desses motoristas não sabem, é que segundo as novas leis de trânsito brasileiras, para que esses profissionais consigam exercer essa atividade sem grandes problemas, é preciso que eles tenham. além da CNH, uma inscrição no Exerce Atividade Remunerada (EAR),
De acordo com o portal Consulta Pública, caso o motorista em questão não tenha esse documento, ele pode sofrer uma multa de até R$293,47.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar que essa nova regra já está vigente desde dezembro de 2022, com a aprovação do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, feito pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Neste manual consta que o motorista por aplicativo que for pego sem a EAR sofre a multa e, ainda de quebra, sofre uma punição com 7 pontos na carteira.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motoristas enquadrados
Primeiramente, vale lembrar que não são todos os condutores que precisam da EAR, apenas aqueles que se enquadrem nas seguintes categorias:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Taxistas;
- Mototaxistas;
- Motofretistas;
- Transportadores escolares;
- Motoristas de aplicativos de transporte individual;
- Transportadores de passageiros e cargas em geral.
Mas mesmo com essas regras de multa e punção na pontuação, os motoristas têm o sistema de pontos flexibilizado. O limite para esses profissionais é de até 40 pontos na carteira, de acordo com a Lei nº 14.071/20, que está funcionando desde 12 de abril de 2021.
Essa determinação também prevê que os motoristas têm a possibilidade de zerar a pontuação ao completar 30 pontos, e para isso eles devem participar de um curso de reciclagem preventiva, que vale por no máximo 1 ano.
Como entregadores e motoristas de aplicativo solicitam esse documento?
Para adicionar a EAR na CNH é preciso ir a uma unidade de atendimento do Detran. Também deverá ser feito em seguida os exames de aptidão física e mental, e um exame psicotécnico.