Uma nova lei aprovada em estado atingiu EM CHEIO motoristas de aplicativo e MULTA foi decretada para a Uber e a 99
O Uber e a 99 são os dois aplicativos de transporte mais populares do Brasil. Com isso, uma nova lei aprovada em estado atingiu diretamente motoristas de aplicativo. As informações são do G1 Tocantins.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEI
A prefeitura de Palmas, no Tocantins, publicou uma nova lei para regulamentar o transporte por aplicativos na cidade. O texto foi sancionado no dia 5 de julho e mantém a base do texto anterior, aprovado em 2017, porém, apresenta pouco avanço em relação às demandas das empresas que atuam nesse ramo.
A nova norma aumenta a burocracia para as empresas que desejam oferecer o serviço de transporte por aplicativos na cidade, com a exigência de procedimentos e documentação adicionais. Agora, as empresas operadoras do serviço devem fazer um cadastro na Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP). A identificação dos veículos continua sendo obrigatória.
Outra mudança é a capacidade dos veículos, que passa de seis para até oito pessoas, e a idade máxima dos veículos, que aumenta de sete para dez anos. Veículos com mais de sete anos devem passar por vistoria a cada seis meses. Uma alteração importante é que agora não é mais exigido que os veículos tenham placa de Palmas, o que amplia as possibilidades de atuação para os motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além das exigências para as empresas e veículos, a nova lei também estabelece requisitos para os motoristas, que devem possuir Carteira de Habilitação, curso de formação, certidões negativas e um seguro que cubra acidentes de passageiros.
A legislação mantém a cobrança sobre a distância percorrida pelos motoristas, cujo valor será estabelecido por lei complementar, e a Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO). Esta taxa é fixada em 25 Ufips por veículo que efetivamente prestou serviço, equivalente a R$ 105 por veículo, antes era R$ 78.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anatel está ciente: O fim de serviço vital confirmado pela TIM que atinge 60M de clientes em 2025
● Descanse em paz, poupança: Substituto liberado pelo Banco Central traz novo nº1 para jorrar dinheiro em 2025
● Desconto de mais de 50%: Novo benefício da Uber melhor que o fim da tarifa dinâmica aniquila a 99 em SP
Suco, achocolatado, creme de leite e mais: Gigante dos supermercados acaba de ter falência e fim confirmado! E MAIS
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MULTA
O descumprimento das regras estabelecidas pode acarretar em notificação, retenção do veículo, apreensão de documentos e multas para os motoristas e empresas, cujos valores variam conforme a gravidade da infração. Com essas mudanças, a prefeitura busca regulamentar o transporte por aplicativos na cidade de Palmas e garantir maior segurança e qualidade para os usuários e profissionais envolvidos no serviço.