FIM!

ADEUS CNH: Nova lei de trânsito atinge motos em cheio e esses motoristas estão livres do documento AGORA

14/11/2023 às 17h35

Por: Larissa Santos
Motos enfileiradas  (Fotos: reprodução, Olhar Digital)
Motos enfileiradas (Fotos: reprodução, Olhar Digital)

Uma lei de trânsito afetou milhares de motociclistas, e alguns desses motoristas estão livres da CNH e não precisarão do documento

Atenção motociclistas, uma nova lei de trânsito trouxe mudanças significativas em relação à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e afeta diretamente alguns condutores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carro 0 nas casa dos 40 mil: Nova lei anunciada faz os preços DESPENCAREM e estes motoristas estão em festa

CNH

A última atualização no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), implementada em julho, trouxe mudanças significativas, especialmente para motociclistas, de acordo com o AutoEsporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As motos elétricas, por exemplo, agora estão sujeitas à obrigatoriedade de CNH e placa.

Mas, e as bicicletas elétricas? Ainda segundo o AutoEsporte, a boa notícia é que elas não entram nessa nova regulamentação que exige habilitação, mas há algumas regras a serem seguidas pelos ciclistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você utiliza uma bicicleta com motor elétrico auxiliar, com potência limitada a 1000W e velocidade máxima de 32 km/h, pode respirar aliviado, pois não é necessário obter registro, licenciamento ou carteira de habilitação.

No entanto, é preciso cumprir algumas exigências, como ter um indicador e/ou dispositivo limitador eletrônico de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelho retrovisor do lado esquerdo e garantir que os pneus estejam em boas condições.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já para veículos de duas ou três rodas, independentemente de serem movidos por motor de combustão interna ou elétrico, com cilindrada máxima de 50 cm³, equivalente a 3,05 pol³, potência de até 4 kW (5,4 cv) e velocidade limitada a 50 km/h, a história é um pouco diferente. Esses veículos precisam ser registrados, emplacados e os condutores devem possuir CNH, especificamente a categoria “A”.

Além disso, há requisitos como uso de luz baixa durante o dia e a obrigação do capacete motociclístico com viseira ou óculos de proteção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

OFICIAL: Lei em VIGOR prevê proibição e atinge em cheio todas as farmácias que pedem o CPF de clientes

Moto elétrica. Foto: Reprodução/Internet

Moto elétrica Mobylette. Foto: Reprodução/Internet

Quanto é uma bicicleta motorizada?

De acordo com o Bicimoto, o custo aproximado de uma bicicleta motorizada 4 tempos com tanque embutido gira em torno de R$3.000,00.

VIDRO NA COMPOSIÇÃO: A 1º maior marca de chocolate retirada do mercado pela ANVISA e situação hoje (14)

CNH
lei
Motos

Autor(a):

Cursando Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por entretenimento e com passagens por outros sites como o AaronTuraTV, meu objetivo é informar com maior objetividade e clareza possíveis.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.