Nova lei de trânsito anunciada chega com tudo atingido as placas de todos os veículos do Brasil. Os motoristas precisam ficar atentos e se adequar em uma possível aprovação do projeto
Há alguns anos, aquela famosa placa cinza identificava exatamente a região a qual o veículo pertencia, mas, após a aprovação do modelo Mercosul, as informações mudaram, ou melhor, se extinguiram. Nesta tarde, falaremos sobre uma nova lei anunciada que chegará com tudo atingindo em cheio as placas de todos os veículos no país.
Segundo o portal ‘Exame’, o modelo de identificação externa dos carros, motos e caminhões que identificava a região exata do veículo está prestes a voltar. O modelo que especificava a cidade e o estado de origem do carro teve ‘fim’ em 2018, após a ‘Mercosul’ entrar em cena, mas graças a um Projeto de Lei armado os dados antigos devem voltar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com chegada da nova identificação dos veículos, a placa cinza não foi extinta, mas precisou ser trocada obrigatoriamente em caso de transferência de nome ou de estado. A ideia da modificação aconteceu com intuito de reduzir o número de falsificações, além de manter um padrão com os países que integram o Mercosul.
No entanto, segundo as informações divulgada pela fonte, a Placa de Identificação Veicular (PIV), mais conhecida como Placa Mercosul, pode haver modificações na emissão em menos de 5 anos de início. O projeto de Lei que impõe a inclusão do município e estado de registro dos veículos nas placas veiculares está em processo de análise no Senado.
Ainda segundo a fonte, a proposta foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em 16 de março e agora será avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A ideia sugerida pelo senador Esperidião Amin, é o PL 3.214/2023, que visa modificações no CTB para modificar o design das placas de veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A intenção é tornar mais fácil para as autoridade de trânsito e segurança pública a identificar o local de registro do transporte, auxiliando na identificação de motoristas que cometem infrações e na prevenção de crimes ligados ao veículo. “As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, afirma Amin.
A CNH PODE SER RENOVADA ANTES DO VENCIMENTO?
Se for um desejo seu, ela pode sim. Vale lembrar que você ainda pode andar 30 dias com ela vencida. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) permite esse tempo para que os esquecidinhos se acertem e voltem a andar na linha. Após o período, você já pode tomar multa se for pego com o documento vencido. E para evitar esse problema, a solução pode ser renovar antes do prazo, então, saiba que está mais do que liberado e cabe a você decidir isso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE