FIQUE DE OLHO!

Nova lei divulgada hoje (20) cai como bomba para motoristas que podem até parar na prisão se descumprirem

20/09/2023 às 8h40

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Nova lei divulgada prevê multa caríssima e até prisão pra quem não cumprir (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

NOVA lei de trânsito EM VIGOR promete doer no bolso e causar penalidades ainda mais graves para motoristas

E nesta quarta feira (20) uma nova lei de trânsito que entrou em vigor caiu como uma verdadeira bomba para motoristas que estão cheios de questionamentos sobre como ela será aplicada e suas devidas penalidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei que está sendo discutida, nos últimos meses, é a  Lei 14.562/223, que entrou em vigor em Abril, sendo conhecida como a Lei da Placa, que foi sancionada pelo vice presidente do Brasil, Geraldo Alckmin.

Segundo o que foi divulgado pelo portal Exame, essa lei torna crime inafiançável dirigir veículos em geral sem placa ou com adulterações de chassi, assim como reboques, automotores elétricos e híbridos, situação que anteriormente o Código Penal não previa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pena pode chegar a reclusão de quatro a oito anos e multa. Segundo o que foi publicado no Diário Oficial, o texto altera o art. 311 do Decreto-Lei nº 2.848 do Código Penal, que considerava crime apenas a adulteração dos sinais identificadores de veículos automotores.

Atenção pois está na lei

Agora, a lei  estende a criminalização, com a mesma pena, aos veículos não automotores. Um dos objetivos da nova lei é coibir o roubo de carga, já que agora o crime não se limita apenas ao veículo automotor, mas se estende aos respectivos reboques e implementos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com a nova lei, a alteração se aplica a funcionário público que contribui para o licenciamento ou registro do veículo remarcado ou adulterado, fornecendo indevidamente material ou informação oficial.

Mas em que casos eu posso ser preso?

Apesar de rigorosa, a nova lei de trânsito NÃO prevê prisão sobre uma simples circulação de veículos sem as respectivas placas.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal O Globo, essa prática continua sendo considerada uma infração gravíssima e a penalidade, nesse caso, é a “dor no bolso” no valor de R$ 293,47 além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) fora a  remoção do veículo, o que já gera uma dor de cabeça em tanto.

Porém, se A PRÁTICA  estiver relacionada a ATIVIDADE COMERCIAL OU INDUSTRIAL, a pena é ampliada para quatro a oito anos de reclusão, MAIS MULTA.

Sendo assim, é extremamente IMPORTANTE, que todos tenhamos cautela e sigamos a lei à risca para não entrarmos em “furadas”.

Geraldo Alckimin
Lei da Placa
Lei de trânsito
Motoristas
prisão

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.