Seu carro pode ser parado agora se não estiver seguindo a nova lei de trânsito
Uma nova lei para quem dirige acaba de chegar, neste ano de 2023, e seu carro pode ser parado agora se tiver de maneira irregular, e você precisa ficar atento em todas as atualizações, para não ser pego de surpresa.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é um dos responsáveis por fazer as alterações essenciais nas leis de trânsito, sempre visando a maior segurança dos motoristas, mas quem não as segue são duramente penalizados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No início de 2023, houve uma alteração em relação ao uso do insulfilm nos veículos, que são as películas automotivas do qual prejudica a visão de quem está fora do carro para observar o que há dentro do veículo.
A instalação desse material, geralmente, é para a maior segurança, já que em caso de possíveis assaltos, os criminosos não conseguem enxergar, de longe, quantas pessoas há dentro do carro ou quem são os passageiros.
Mas, apesar disso, há um limite estabelecido do qual é permitido, e antes da mudança, o percentual mínimo de luz exigido para atravessar a película era de 75%, passando agora para 70%.
Esses números são válidos para aqueles vidros do qual fazem parte da visão dos motoristas, como o vidro da frente. Já os traseiros, o mínimo exigido é de 28%. Vale ressaltar que quanto mais próximo do 0%, mais escuro e difícil de visualizar ficará.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nada de desconto no salário: Lei trabalhista em vigor traz 12 casos onde CLTs podem faltar sem afetar a renda
● IPVA 2025 quase de graça: Governo libera desconto em 2 passos pra salvar 1,7M de motoristas até 30/12
● Multa de R$1mil e proibição: Eduardo Paes crava lei de trânsito que atinge em cheio motoristas no RJ HOJE(16)
Além de seguir esses percentuais obrigatórios, é proibido andar como veículo onde as películas estiveram com bolhas, e caso isso aconteça, o motorista será parado imediatamente e terá que fazer a retirada do insulfilm.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o que está estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro, o infrator pode receber uma multa de pouco mais de R$195, além de 5 pontos na CNH e o carro pode ficar retido caso não seja possível fazer a remoção da película.
Quantos pontos na CNH faz perder a carteira?
A máxima é de 20 pontos caso haja 2 ou mais gravíssimas. De 30 pontos caso haja apenas uma infração gravíssima. 40 pontos se não houver nenhuma infração gravíssima.