Uma nova lei é anunciada para ceifar mais de 5 dívidas dos idosos no próximo ano
Uma nova lei é anunciada para ceifar mais de 5 dívidas dos idosos em 2024, envolvendo cartão de crédito, água e até consignado, e você precisa ficar por dentro de todas as novidades, para não perder esse benefício.
O Brasil conta com milhões de pessoas que estão inadimplentes e sempre quando há maneiras de reduzir ou até mesmo quitar as contas, todos ficam empolgados e precisar estar atentos sobre as atualizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1409/23 pretende alterar o conceito do superendividamento, que está previsto no Código de Defesa do Consumidor, para abranger as dívidas em geral, além das de consumo.
Atualmente, quem é concedido pela Lei do Superendividamento tem a possibilidade apenas de pagar as totalidades de suas dívidas referente ao consumo, que engloba operações de crédito, compras e prazo e serviços de prestação continuada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O deputado Afonso Motta (PDT-RS), que é o autor da proposta, explicou que a sugestão de mudança foi inspirada após a realização da 9ª Jornada de Direito Civil.
“Se o superendividamento atinge, de forma crítica, o patrimônio da pessoa natural de forma global, então todos os débitos pendentes devem ser solucionados ou direcionados a um caminho de resolução”, explicaram.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Moradia GRATUITA: Nova lei de Lula em vigor crava o fim do aluguel a milhares de brasileiros em 2025
● Nova lei e Detran ciente: Exame médico obrigatório é confirmado à lista de motoristas 50+ em 2025
● Detran ciente: Nova lei de trânsito em vigor crava 2 alertas sobre a CNH aos motoristas 50+ no Brasil
De acordo com o portal ‘Jornal JF’, os idosos que estão protegidos por essa lei, antes da mudança ser aprovada, já estão protegidos contra algumas dívidas, sendo mais de 5.
São elas os débitos já vencidos ou prestes a vencer sobre a conta de água, luz, telefone, gás, boletos e carnês de consumo, empréstimos com bancos e crediários também não precisam ser pagos, segundo o site.
Quem tem direito a lei do superendividamento?
A lei do superendividamento é voltada para as pessoas que não possuem uma renda suficiente e acumulam dívidas recorrentes de necessidades básicas, agindo de boa-fé, geralmente focado para idosos e pessoas analfabetas.