ALERTA AOS MOTORISTAS
Nova lei de trânsito armada chega com fim da contagem de pontos na CNH aos motoristas em 2025
11/12/2024 às 23h50
Projeto propõe mudança na legislação das ruas, trazendo algumas novidades aos motoristas já habilitados
Existem mudanças previstas para CNH. Parte delas deve entrar em vigor já a partir de janeiro, modificando o Código de Trânsito Brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso, claro, tem uma justificativa. O número de carros em circulação aumentou e a fiscalização precisa acompanhar a demanda que envolve todos os estados.
Um levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito revelou que, em maio, já existiam mais de 62,3 milhões veículos registrados no país. Por isso, agora, surgem algumas novidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Motor 1, do Uol, a Câmara dos Deputados aprovou a proposta que prevê o fim da contagem de pontos na CNH, no caso de não pagamento de pedágio ou de uso de vias alternativas para fugir da cobrança.
Com a alteração, os motoristas que ultrapassarem as cancelas terão penalizações apenas no bolso. O mesmo texto, parte do Projeto de Lei 7452/10, dá fim também à multa adicional para carros registrados como de propriedade de pessoa jurídica, cujo infrator não tiver sido identificado dentro de 30 dias da notificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta aponta a possibilidade de pagamento de pedágio em rodovias federais por outros meios, além de apenas dinheiro em espécie. Essa exigência deverá constar nos contratos de concessão de rodovias federais licitados após 1º de janeiro de 2025. Agora, o tema segue para o Senado, onde serão regulamentadas as regras.
O deputado Gilson Marques, do Partido Novo-SC, ressaltou que, nos tempos atuais, onde o PIX se destaca, aceitar apenas dinheiro em espécie se faz uma prática “inapropriada”. “A exigência de pagamento exclusivamente em dinheiro prejudica sobremaneira o trânsito dos veículos e gera congestionamentos. Perde-se muito tempo conferindo o troco, por exemplo”, disse.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Detran está ciente: Nova lei armada da renovação da CNH chega com 2 viradas aos idosos 60+ na era Lula
● CLTs em êxtase: lei armada para janeiro de 2025 traz folga EXTRA para trabalhadores
● Reajuste no salário e Vale-Alimentação de R$1,8 mil: 2 aumentos são confirmados à lista de trabalhadores
Afinal, o que aconteceu?
- Em resumo, deputado propõe mudanças no Código de Trânsito Brasileiro;
- Entre eles, o fim da contagem de pontos na CNH em infração nos pedágios;
- Projeto de Lei também aponta para outros meios de pagamento na tarifa obrigatória.
Conclusão
Segundo o Detran, o condutor que tiver a CNH cassada fica impedido de conduzir veículos durante 2 anos, contados da data da entrega do documento. No entanto, após o prazo e a entrega do certificado de frequência ao curso de reciclagem, ele se reabilitar novamente.
No Brasil, a instituição é responsável por promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Eles também levantam estatísticas sobre as ruas, além das multas.
+ Aliás, veja outras notícias sobre leis, mudanças nas regras das ruas, entre outras novidades!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]