Idosos entre 50 a 69 anos são surpreendidos com nova lei de transito que afeta a CNH de motoristas mais velhos
A nova lei de trânsito traz mudanças significativas para motoristas de 50 a 69 anos. Com a nova ordem na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), esses condutores deverão se adequar a novas exigências. A medida visa aumentar a segurança nas vias e garantir que os motoristas dessa faixa etária estejam em plenas condições de dirigir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que desde 1 de junho de 2022, essa legislação entrou em vigor no Brasil, valendo para todo o território nacional. Dentre as muita mudanças , uma afeta diretamente os motoristas mais velhos.
Novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) alteraram os prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança visa garantir a segurança nas vias, adequando a periodicidade da renovação à capacidade de condução de cada faixa etária.
De acordo com o site Pemavel, a principal mudança reside na diferenciação dos prazos de renovação conforme a idade do condutor:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Até 49 anos: Renovação a cada 10 anos.
- Entre 50 e 69 anos: Renovação a cada 5 anos.
- Acima de 70 anos: Renovação a cada 3 anos.
Além da periodicidade diferenciada, a nova lei exige a realização de exames adicionais para motoristas idosos:
- Acima de 65 anos: Exame de aptidão física e mental a cada renovação.
- Acima de 70 anos: Possibilidade de realização de teste de acuidade visual e auditiva a cada renovação, a critério do Detran.
Dirigir com CNH vencida é considerada infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 880,40, além de cinco pontos na carteira e retenção do veículo até a regularização da situação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Idoso pagam pra renovar CNH?
Idosos pagam para renovar a CNH, mas podem ter descontos ou isenção da taxa, dependendo da sua idade e renda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acima de 50 anos: A lei federal nº 14.071/2020 concede desconto de 50% na taxa de renovação da CNH para motoristas com idade entre 50 e 69 anos.
- Acima de 70 anos: A mesma lei garante desconto de 70% na taxa para motoristas com mais de 70 anos.
- Baixa renda: Pessoas com mais de 60 anos inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem ter direito à isenção total da taxa de renovação da CNH.