ATENÇÃO!

Nova lei, CNH e canetada de Lula hoje (23/05): Idosos são surpreendidos com virada e 4 alertas cruciais

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Mudanças são válidas principalmente aos idosos (Foto: Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

População mais velha deve ficar atenta às informações divulgadas sobre o documento

Nesta quinta-feira, dia 23, surgiram alertas importantes aos idosos brasileiros. Desta vez, o assunto é torno da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH.

Algumas mudanças, aliás, já estão em vigor, assinadas pelo presidente Lula. Entre as alterações, existem regras que são mais urgentes, principalmente aos motoristas mais velhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Houve mudanças no Código de Trânsito Brasileiro e na CNH (Foto: Agência Brasil)

Para se ter uma ideia, em algumas localidades, a carta chega a custar até R$ 2,5 mil, somente na categoria B, que autoriza a condução dos veículos de quatro rodas. Por isso, todo cuidado e atenção ainda é pouco quando estiver com ela em mãos.

Segundo a Revista dos Benefícios, o Código de Trânsito Brasileiro estabeleceu novos prazos específicos para a renovação da CNH, levando em consideração a idade do condutor. O objetivo é garantir que as habilidades de direção continuam em dia.

Diante das novas regras, os intervalos de renovação estão assim:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até 49 anos: Renovação a cada 10 anos.

Entre 50 e 69 anos: Renovação a cada 5 anos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acima de 70 anos: Renovação a cada 3 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CNH Provisória: Validade de 1 ano.

CNH Social, que é gratuita, pode ser solicitada em alguns estados (Foto: Agência Brasil)

Como solicitar a CNH gratuita?

Existe a Carteira Nacional de Habilitação Social, que garante o documento sem custos. São Paulo, Minas, Acre, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Piauí, Amazonas, Pará, Santa Catarina e Paraná já aderiram ao programa.

O projeto é regional. Ou seja, depende do estado de cada um oferecer ou não. Mas, como no mapa acima, boa parte já faz parte dessa ação. Para ter acesso, basta entrar no site do Detran da localidade e se inscrever conforme as regras das vagas que são abertas.

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile