Entenda possível mudança envolvendo o saque do FGTS; discussão vem acontecendo no Palácio do Planalto
Na segunda-feira, dia 30, Luiz Marinho, o ministro Trabalho e Emprego, anunciou possíveis mudanças sobre a transferência do FGTS. Declaração foi repercutida pela revista InfoMoney.
De acordo com o político, as regras para o saque-aniversário podem ser alteradas. Ele afirmou que vai enviar uma nova proposta ao Congresso para que os trabalhadores demitidos tenham acesso integral ao valor da conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele também ressaltou que os recursos comprometidos em contratos com as instituições financeiras de saque-aniversário do FGTS serão liberados ao tempo do contrato, não mais imediatamente.
Luiz Marinho aponta que R$ 18,5 bilhões poderiam ser sacados pelos trabalhadores demitidos, mas, atualmente, menos de R$ 5 bilhões são efetivamente acessados pelas pessoas que foram demitidas.
“A diferença entre os dois números é quantidade de recursos que foram alienados por essas pessoas nas instituições financeiras. Esses contratos serão mantidos. Se é um contrato de três anos, a instituição financeira vai levar três anos para receber”, explicou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é Fundo de Garantia?
O valor guardado do FGTS é uma grande salvação na vida de muita gente. Agora, no fim do ano, vários dos brasileiros utilizam o montante para juntar com o 13º salário e conseguir colocar os planos em prática.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse dinheiro nada mais é do que uma ‘poupança’ criada pela empresa ao trabalhador, na intenção de protegê-lo nos casos de demissão sem justa causa. Quanto mais tempo de trabalho, maior a quantia depositada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber quanto tem de FGTS?
Segundo a Caixa Econômica Federal, é preciso baixar o aplicativo do FGTS para fazer a consulta. Se houver algum dinheiro para ser liberado, o usuário deve indicar uma conta de sua própria titularidade, de qualquer banco, para ter acesso à quantia.