CONFIRA!

FIM dos 5 dias úteis: Nova lei trabalhista armada deixa CLT’s em festa com folga EXTRA e semana de 4 dias

16/11/2024 às 23h48

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Nova lei deixa CLTs em festa com folga extra e semana de 4 dias (Foto: Reprodução/ Internet)

Uma nova lei trabalhista armada crava o fim dos 5 dias uteis com uma folga extra e a “semana” passa a ter somente 4 dias

No Brasil, trabalhadores com carteira assinada têm seus direitos garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Sendo assim, um conjuntos de regras e critérios para a regularização do trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CLT regula as condições de trabalho, incluindo salário mínimo, férias obrigatórias e a jornada permitida para o exercício das atividades no ambiente de trabalho.

Atualmente, a lei autoriza o modelo de escala 6×1, no qual o empregado trabalha por seis dias consecutivos e tem direito a apenas um dia de descanso na semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, esse formato está em um intenso debate, levantando questionamentos sobre seu impacto na saúde dos trabalhadores. Podendo modificar a CLT, sendo obrigatório somente 4 dias de trabalho.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Lei trabalhista (Foto: Reprodução, O Globo)

Fim dos 5 dias úteis

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘BBC’, a deputada Erika Hilton (PSOL) apresentou um projeto de lei que propõe mudanças importantes na escala de trabalho dos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, a proposta de lei armada pela deputada visa uma folga extra aos CLTs, dando fim os 5 dias úteis na semana, já que além do fim de semana (sábado e domingo), cortaria mais 1 dia de atividade.

Vale dizer que, para muitos, a escala 6×1 é considerada exaustiva e prejudicial, contribuindo para o desgaste emocional e físico de boa parte da força de trabalho brasileira.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, a redução da jornada de trabalho proposta por Hilton promoveria no Brasil uma escala do tipo 4×3, ou seja, com trabalho em quatro dias por semana para três dias de folga.

“A carga horária imposta por essa escala afeta negativamente a qualidade de vida dos empregados, comprometendo sua saúde, bem-estar e relações familiares”, afirmou a deputada.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Nova lei trabalhista vêm com grandes viradas aos CLTs (Foto: Reprodução/ Internet)

Entenda a escala 6×1 crava na lei atual

A CLT estabelece que os brasileiros de carteira assinada não podem trabalhar mais de 8 horas por dia ou 44 horas por semana, com possibilidade de duas horas extras por dia, mediante acordo trabalhista.

Dessa forma, as empresas podem dividir como quiserem essa escala. Sendo que a maioria opta pela escala de 5×2, onde o trabalhador tem cinco dias de atividades e dois de folga.

Porém, quando se trata do comércio, a escala mais comum é a 6×1 mesmo, onde o funcionário trabalha seis dias e folga um. Sendo esse modelo que Hilton visa extinguir com seu projeto de lei.

O que propõe o projeto?

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Nova lei trabalhista para CLTs (Foto: Divulgação/Internet)

Considerações finais

A proposta de redução na jornada semanal para 4 dias, com 3 de descanso, sinaliza uma preocupação com a saúde dos trabalhadores, considerando o modelo atual 6×1, frequentemente criticado.

Se aprovada, transformaria a rotina dos empregados. Além disso, traria reflexões importantes sobre produtividade, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e a valorização do tempo de descanso.

CLIQUE AQUI para ver diversas matérias envolvendo os trabalhadores e as leis trabalhistas.

CLTs
Escala 6x1
fim da escala 6x1
nova lei
nova lei trabalhista

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.