SAIBA TUDO!
Funcionários em êxtase: Lei trabalhista em vigor crava 30 horas semanais para salvar brasileiros em 2025
15/01/2025 às 23h15
Este ano, existe uma série de mudanças para as diferentes categorias de profissionais que atuam no mercado nacional
O número de estagiários teve um forte salto no Brasil. Apesar de não ter registro dentro do regime CLT, o setor também passa pela fiscalização da lei, uma vez que se trata de colaboradores em fase de estudos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, no período de 1 ano, o número de contratos desse tipo subiu em 37%. Em 2023, eram 642 mil. Mas, no ano passado, o índice subiu para mais de 877 mil.
Em contrapartida, o IBGE revelou que cerca de 38 milhões de brasileiros estão trabalhando com registro. Desde a década de 40, a CLT já passou por diversas modificações e se adaptou à realidade de cada época. Isso serve, claro, para resguardar o bem-estar do funcionário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as principais questões, aparecem férias, normas de segurança, jornada de trabalho, licenças e vários outros tópicos. Mas, no caso dos estagiários, existe a Lei do Estágio, que atende essa demanda específica.
Assim como a Consolidação das Leis Trabalhistas, ela é fundamental para o funcionamento do mercado. E, agora, os especialistas de Recursos Humanos devem ficar ainda mais atentos, uma vez que, se forem descumpridas, podem causar sérios problemas às empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pela regra geral, os estagiários não têm um salário mínimo definido. Porém, a remuneração deve estar de acordo com alguns fatores importantes, como a jornada de trabalho. Neste caso, acaba sendo menor.
Outro ponto em questão é o seguro-desemprego. Ele também só é válido para quem trabalha CLT, liberado em até cinco parcelas, até que o solicitante consiga se estabelecer novamente no mercado. Ainda assim, existem algumas ressalvas essenciais aos mais novatos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Trabalhadores em êxtase: Norma trabalhista é armada para salvar CLTs com 3 dias de folga por semana
● Lula ciente: Lei trabalhista em vigor crava extra de quase R$1 mil para salvar lista de CLTs em 2025
● Apenas 30h semanais, VR e 13º salário: Lei trabalhista em vigor traz 3 presentões e trabalho reduzido a CLTs
Afinal, o que diz a Lei do Estágio?
- Limitação da jornada para 6 horas diárias e 30 semanais;
- Acúmulo de horas para cumprimento de carga horária em até 2 meses;
- 1 hora de intervalo;
- Auxílio-transporte obrigatório.
Conclusão
Vale ressaltar que, para os trabalhadores em geral, o salário mínimo ganhou um aumento em 2025. Calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o valor base ficou fixado em R$ 1.518, após o presidente Lula assinar a nova lei.
+ Aliás, veja ainda outras notícias sobre as leis que envolvem os trabalhadores brasileiros!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br