Saiba mais sobre as novas atualizações da CNH que atinge motoristas no ano de 2025
Na manhã de hoje (15), o TV Foco traz informações sobre essa ‘nova lei’ que chega com mudanças e o fim da CNH que conhecemos a anos. Isso porque a partir de 1° de janeiro de 2025, existiram algumas mudanças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os brasileiros que pretendem tirar a tão sonha CNH (Carteira Nacional de Habilitação), vão passar por algumas mudanças na regulamentação dos grupos de habilitação. O objetivo tem como foco incrementar a segurança no trânsito de acordo com informações do site Terra Brasil Notícias.
Vale destacar que as leis do Brasil estão sempre tendo algumas alterações, inclusive, envolvendo a CNH, esta não é a primeira vez que algo assim acontece com os brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MUDANÇAS NAS CATEGORIAS DE HABILITAÇÃO
A partir do ano que vem, a 1° alteração que acontece com essa nova lei é a divisão da categoria B, que no caso se tornará B1 e B2. E pra que serve essa subdivisão das categorias?
Calma, que a gente vai te explicar. Em 2025, a B1 servirá apenas para condutores de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que o condutor dirija carros tanto manuais quanto automáticos. Vale destacar que essas informações são de acordo com informações do mesmo site citado acima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a outra mudança é que a legislação estipula cursos especializantes que serão obrigatórios para cada uma das categorias específicas de veículos e vale destacar que isso servirá tanto para o curso teórico quanto para o prático, explicando bem ao condutor técnicas de direção e segurança no transporte.
MAIS ALGUMA MUDANÇA EM RELAÇÃO A CNH?
A resposta é sim, porém, agora vamos falar sobre a reciclagem, de acordo com a nova regulamentação, os motoristas que já tiraram alguma vez carta, precisarão passar por um cursinho que mostrará algumas atualizações que teve no período, por isso, o nome deste curso é conhecido como ‘reciclagem’.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Saiba abaixo como funciona, segundo informações no site do Detran SP:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Validade de 10 anos é apenas para condutores com idade inferior a 50 anos
- Validade de 5 anos para quem tem entre 50 e 69
- Validade de 3 anos para quem tem 70 ou mais.
Vale destacar que não importa a categoria da CNH, todos deverão participar do curso de ‘reciclagem da CNH’.
Considerações finais:
Você precisa sempre estar de olho e alerta em todas as regras e leis de trânsito. Isso porque você não perder nada e ficar de fora das normas. Afinal, pensando na sua segurança, cada dia surgem novas leis e propostas para melhoras os condutores.