César Tralli parou o país através do JH com um corte no benefício do Bolsa Família que caiu como bomba a mais de um milhão de beneficiários que dependem do programa social
Em edição do Jornal Hoje, da Globo, que foi ao ar no dia 5 de fevereiro de 2024, o âncora César Tralli confirmou um novo decreto que caiu como uma verdadeira bomba para mais de 1 milhão de famílias assistidas pelo programa Bolsa Família.
Isso porque o Governo Lula ordenou o corte quase 2 milhões de famílias unipessoais, aquelas que são formadas por apenas uma pessoa, ou seja: solteiros, viúvos sem filhos, etc: “1,7 milhão de famílias formadas por apenas uma pessoa foram excluídas do Bolsa Família no ano passado. Esse ano o governo federal vai revisar os dados de 7 milhões de famílias que recebem o benefício”. – Afirmou Tralli em meio ao noticiário
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações expostas pelo jornalístico, os dados oficiais destacam que existam atualmente cerca de 5,88 milhões de famílias unipessoais entre os beneficiários, número esse que leva em consideração os números de até dezembro de 2022.
Os cortes
Embora esse número tenha recuado para 4,15 milhões no fim de 2023, nada impede dele ainda aumentar neste ano de 2024, conforme avançarem essas análises do grupo que compõe cerca de 7 milhões de pessoas.
Vale destacar que a Portaria nº 911, publicada ainda em agosto de 2023, determinou que municípios com uma taxa igual ou superior a 16% de unipessoais no Bolsa Família não podem incluir novos beneficiários que se enquadrem nesse termos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa medida visa corrigir distorções identificadas entre outubro de 2021 e dezembro de 2022. Agora, o governo apertou ainda mais esse pente-fino e famílias unipessoais foram convocadas para atualizar seus cadastros e esclarecer ao governo sua situação de moradia.
É bom deixar claro que essa verificação é essencial para garantir que apenas quem realmente se enquadra nos critérios receba o benefício.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Jornal da Record é paralisado com alerta severo do governo Lula hoje (22) sobre saque de R$600 do Bolsa Família
● Governo Lula faz alerta sobre antecipação do pagamento do Bolsa Família de janeiro e você precisa saber
● Globo faz anúncio e acaba de confirmar aumento no valor do Bolsa Família acima do esperado em 2025
Beneficiários alertados
De acordo com o portal Agência Brasil, os beneficiários que foram cortados do programa receberam alertas por meio de mensagens via SMS explicando o motivo do bloqueio: “Famílias em Município com limite máximo de unipessoais ultrapassado”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, o governo ressaltou que apenas estar inscrito no Cadastro Único não apresenta nenhuma garantia de recebimento imediato do Bolsa Família, já que a concessão é feita pelo sistema do Governo Federal, sem interferência direta de terceiros.
Além disso, o ingresso de novas famílias no Bolsa Família dependerá exclusivamente do orçamento disponível. Não há um prazo definido para que uma família se torne beneficiária, sendo uma decisão que está sujeita às condições financeiras do governo.
Geralmente esses bloqueios no programa Bolsa Família ocorrem após a detecção de inconsistências nas informações fornecidas pelos beneficiários como divergências na composição familiar ou dados financeiros incompatíveis com a realidade.
Essa detecção é feita através de sistemas de controle do programa, que visam garantir que o auxílio chegue às famílias que realmente necessitam.
Como desbloquear o benefício do Bolsa Família em caso de corte?
Para desbloquear o benefício, é essencial corrigir ou atualizar as informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Este processo pode ser realizado nos:
- Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
- Online, quando disponível.
Após a regularização dos dados, o benefício costuma ser liberado em um prazo de 30 a 90 dias, dependendo do caso.