BOMBA!

“Bloqueio total”: A nova lei da Anatel anunciada por Tralli no JH com SUSPENSÃO atingindo a Caixa, Santander e+

22/06/2024 às 9h55

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
Lei da Anatel anunciada por Tralli no JH com SUSPENSÃO na Caixa, Nubank e+ - Foto: Montagem

Tralli confirmou a nova lei bombástica da ANATEL na bancada do Jornal Hoje, da Globo

Âncora do Jornal Hoje, da Globo, César Tralli é indiscutivelmente um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro. Na bancada do jornalístico, ele traz as principais notícias nacionais e internacionais aos telespectadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar nisso, durante uma edição do JH, o apresentador paralisou o telejornal com uma nova lei da Anatel que crava SUSPENSÃO e atinge em cheio a Caixa, Santander e mais bancos. “O cadastro no aplicativo que bloqueia celulares roubados ficou mais simples”, iniciou o comunicador.

Vale dizer que, a notícia veio à tona no Jornal Hoje do último dia (09) de abril de 2024. Em seguida, uma reportagem com maiores detalhes expôs a confirmação com o decreto da Anatel aos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anatel (Foto: Reprodução / Internet)
Anatel (Foto: Reprodução / Internet)

É importante frisar que, no Brasil, a cada hora são roubados ou furtados uma média de 114 celulares. Após o roubo, o usuário tem que correr contra o tempo, tentar se lembrar quais aplicativos ficaram abertos e ainda tem que avisar bancos como o Santander, Caixa e mais serviços.

Porém, para mudar essa situação, em dezembro de 2023, Tralli anunciou que o governo federal criou um app para ajudar a vítima: o Celular Seguro. Nele, o usuário pode selecionar uma espécie de botão de emergência para bloquear o aparelho e, dessa forma, reduzir o prejuízo. O bloqueio pode ainda ser realizado por uma outra pessoa que está previamente cadastrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aplicativo Celular Segro - Foto: Internet
Aplicativo Celular Seguro – Foto: Internet

Após isso, o próprio aplicativo trata de enviar uma mensagem para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que bloqueia a linha de celular e os aplicativos de bancos. Vale dizer que, quatro meses depois de lançado, a adesão foi muito menor que o esperado. De 256 milhões de linhas registradas no país, apenas 1,6 milhão de telefones foram cadastrados.

Diante disso, foi chegada a conclusão de que a adesão não foi maior por conta de dificuldades dos usuários. Assim, o governo decidiu facilitar o processo de cadastramento.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a nova versão, o usuário tem até 15 dias depois da ocorrência para notificar o roubo no aplicativo e poderá escolher se quer “bloquear apenas o aparelho e a linha, ou o bloqueio total, incluindo também os aplicativos”. Quem já baixou o aplicativo precisa fazer a atualização.

O que é Anatel e para que serve?

Anatel é a sigla designada para Agência Nacional de Telecomunicações, a entidade estatal responsável por regular o setor brasileiro de telecomunicações, fiscalizando, editando normas e intermediando conflitos entre operadoras e consumidores.

anatel
celular seguro
César Tralli
Jornal Hoje

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.