CONFIRA!

Fim da idade mínima e 100% do salário: Nova lei da aposentadoria é anunciada e traz 2 vitórias para os 50+

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Aposentadoria no INSS - Foto: Internet

Uma nova lei da aposentadoria é anunciada e crava duas vitórias para quem tem mais de 50 anos. A novidade armada chega com tudo e pode ser o que você tanto espera para se aposentar

Na tarde deste sábado iremos falar sobre uma nova Lei da aposentadoria anunciada que chega com 2 grandes vitórias para quem tem 50 anos ou mais. Isso porque a legislação antecipa o fim de uma idade mínima além de um cálculo de 100% sob o salário para ser pago ao beneficiário. A seguir, confira mais detalhes sobre esse assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘InfoMoney’, a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 42/2023, que tem objetivo de reduzir a idade mínima cravada pela Reforma da Previdência para a concessão da aposentadoria especial. Além de estabelecer 100% do salário do trabalhador na época das atividades.

Sendo assim, a proposta que chega para os trabalhadores das categorias insalubres e periculosas, expostos a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, continua avançando. Ela passará por análises das comissões de: Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para depois disso seguir para votação no Plenário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso aprovado, assim como já estabelecido na proposta já existente da aposentadoria especial, essa é a lista de hipóteses da modalidade conforme o texto do Projeto de Lei Complementar:

Aposentadoria especial

A modalidade de aposentadoria é concedida aos trabalhadores que comprovem exposição a agentes nocivos durante 15, 20 ou 25 anos. Quanto mais nocivo o agente, menor o tempo. A reforma previa, porém, idades mínimas de 55, 58 e 60 anos. No entanto, a deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), autora do PLP 42/23, pede que as idades reduzam para 40, 45 e 48 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cálculo do benefício prevê apenas 60% da média de contribuição mais 2% por ano em casos que excedessem, para as mulheres, 15 anos de contribuição e, para os homens, 20 anos. O PLC, no entanto, eleva o benefício para 100%. Onde o aposentado pela categoria especial teria o direito de receber o valor total de seu salário.

Para a deputada, a Reforma da Previdência prejudicou muito os trabalhadores que exercem atividade nocivas e perigosas, destacando a injustiça cravada pela Reforma. “É uma grande correção de injustiça praticada na reforma da Previdência em que trabalhadores expostos a agentes nocivos perderam totalmente as suas aposentadorias, que eram diferenciadas”, afirma.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destacando que, ainda existe um longo caminho até que esse projeto seja votado no Plenário e finalmente aprovado. Mas, caso aprovado, seria direcionado somente a modalidade de aposentadoria citada. No qual existe um rol taxativo das profissões (mencionado acima) que se enquadram na lei para o benefício especial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é e para que serve o INSS?

O INSS desempenha um papel fundamental na administração dos pagamentos relacionados à aposentadoria e outros benefícios para os trabalhadores no Brasil. Atuando como um órgão crucial para garantir a seguridade social dos trabalhadores brasileiros, oferecendo assistência financeira em várias situações, como aposentadorias, auxílio-doença, entre outros benefícios.

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile