CONFIRA!
Nova lei da aposentadoria deixa trabalhadores em festa hoje (21/11) com descanso liberado aos 55 anos
21/11/2024 às 21h00
Lei da aposentadoria chega com novidades para os trabalhadores com descanso liberado aos 55 anos, marcando uma mudança histórica no sistema previdenciário
Uma nova lei da aposentadoria, trouxe uma grande mudança para os trabalhadores brasileiros, que celebram a redução da idade mínima para a aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora é possível se aposentar aos 55 anos, uma conquista que gera alívio e euforia entre aqueles que aguardavam a oportunidade de descansar mais cedo após anos de dedicação ao trabalho.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações do portal FDR, detalha agora sobre essa nova lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentadoria especial
- As regras da aposentadoria especial foram atualizadas, permitindo aposentadoria antecipada para trabalhadores expostos a agentes prejudiciais à saúde.
- Trabalhadores em contato com agentes como ruído, calor excessivo e substâncias químicas têm direito a uma aposentadoria mais cedo.
- A exposição a agentes nocivos acelera o desgaste físico, justificando a concessão de aposentadoria especial.
- O INSS agora concede aposentadoria especial a quem exerce atividades que envolvem riscos à saúde.
- A nova legislação favorece trabalhadores expostos a condições de trabalho prejudiciais, proporcionando uma transição mais rápida para a aposentadoria.
Quem tem direito
Para garantir a aposentadoria especial, o trabalhador deve atender a alguns requisitos.
A exposição do trabalhador a agentes nocivos varia conforme o tipo de agente, e ele precisa comprovar essa exposição durante a vida profissional, como por meio do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, é exigido um período mínimo de contribuição, geralmente de 180 meses.
Transição
Além disso, a Reforma da Previdência atualizou as regras para a aposentadoria especial e criou regras de transição para os segurados que estavam inscritos antes da reforma.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mais de R$1500: Benefício é garantido pelo INSS para salvar idosos 65+ mesmo sem contribuição em 2 passos
● Aposentadoria do INSS: Lei armada aprova +2 doenças que garantem benefício antecipado na era Lula
● Presentão de Ano Novo: Pagamento do INSS acerta em cheio aposentados e pensionistas em janeiro de 2025
Então, para esses trabalhadores, as normas são mais flexíveis, permitindo que se aposentem com base nas regras antigas, desde que cumpram os requisitos até a data da reforma.
Por outro lado, as novas regras, mais rígidas, exigem uma idade mínima, além do tempo de contribuição, para quem se tornou segurado após a reforma.
Beneficiados
A nova legislação beneficia uma ampla gama de profissionais, como trabalhadores da indústria (metalúrgicos, mineradores, trabalhadores da construção civil e aqueles expostos ao amianto),. Profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório) e servidores públicos (bombeiros, policiais e agentes penitenciários) que atuam em condições insalubres.
Porém, para solicitar a aposentadoria especial, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS e outros documentos específicos, dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.
Quem tem direito13º salário do INSS?
O benefício abrange, além das diferentes modalidades de aposentadoria (idade, invalidez, etc.), auxílios como doença e reclusão, pensões, salários família e maternidade, pecúlio e seguro-defeso.
CONCLUSÕES FINAIS
Por fim, a nova lei da aposentadoria, que permite aos trabalhadores se aposentarem aos 55 anos, representa uma mudança importante com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores mais velhos.
Veja também matéria especial sobre conquiste benefício em apenas 2 passos online.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu