Novo lei sobre a conta de luz deixa brasileiros chocados
A conta de luz é um boleto que acaba gerando um custo oneroso mensalmente a diversas famílias do nosso país, por isso muita gente acaba se preocupando em economizar os valores do final do mês.
Contudo, recentemente a população do Amapá, na Região Norte do Brasil, acabou ficando chocada após a A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), propor um aumento na conta de eletricidade dos cidadãos em 44,4%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os argumentos que a Aneel usou, para justificar a elevação do preço da conta de luz, estão o aumento de custos, a redução da concessão de benefícios nos últimos anos, além da remuneração de investimentos.
Mas, acontece que o se sabe é que o fim dos créditos de PIS/Cofins e a antecipação de recursos da privatização da Eletrobrás aumentaram a tarifa em 14,9%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na sequência, vêm os investimentos em relação à privatização, que aumentam os custos em mais 13,6%. Tudo isso acabou ainda prejudicado quando houve uma crise hídrica de 2021, que também fez os preços subirem em mais 9,86%.
Vale salientar que há algum tempo recente, outra coisa que pode ter contribuído foi o fato do estado anunciar que houve a venda da Companhia de Energia do Amapá (CEA) para a empresa Equatorial Energia em 2021, privatizando esse serviço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quanto a tarifa subiu?
De acordo com Seu Crédito Digital, nos últimos dois anos, a tarifa média de eletricidade para a população subiu cerca de 95%.