CONFIRA

Nova lei da idade mínima e maior vitória em 10 anos por Lula: Pacotão de 4 viradas em vigor no INSS

01/06/2024 às 8h15

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
4 viradas em vigor no INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

4 viradas em vigor no INSS com nova lei e grande vitória de Lula

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre um pacotão de 4 viradas importantes relacionadas ao órgão. Com direito a nova lei da idade mínima, a maior vitória da década e mais. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, o INSS é quem administra os benefícios dos segurados do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), além de uma série de benefícios assistenciais. O órgão possui diversas modalidades que atendem os cidadãos brasileiros, como as aposentadorias por idade, aposentadoria por idade rural, benefício de incapacidade temporária e permanente, entre outras modalidades.

Para falarmos do pacotão de viradas cravadas no INSS, começaremos citando a modalidade de aposentadoria especial, cujo objetivo é preservar a saúde do trabalhador, permitindo que ele se afaste mais cedo de ambientes nocivos ou da exposição a agentes prejudiciais à sua saúde. Vale dizer que, essa modalidade costumava ser uma das melhores formas de se aposentar antes da Reforma da Previdência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS
Entenda mudanças do INSS (Foto: Previdência Social)

Contudo, após a Reforma, ocorreram mudanças significativas com a modalidade. Isso porque o tempo de exposição a atividades insalubres ou perigosas, ou a exposição a agentes nocivos, deixou de ser o único critério para a obtenção da aposentadoria especial pelo INSS. Sendo assim, as regras agora são mais rigorosas e criteriosas, confira a seguir.

Aposentadorias especiais: Insalubridade e Periculosidade

  1. Aposentadoria Especial por Insalubridade: é o benefício concedido ao trabalhador que exerce sua atividade exposto a condições prejudiciais à saúde. Isso geralmente acontece em profissões que envolvem o contato com agentes físicos, químicos ou biológicos.
  2. Aposentadoria Especial por Periculosidade: benefício concedido ao trabalhador que exerce sua atividade profissional em condições consideradas perigosas, envolvendo risco iminente de acidentes, danos à integridade física ou risco de vida.

Vale destacar que, algumas atividades têm níveis de agentes insalubres ou periculosos mais prejudiciais do que outras, por isso as regras mudam. Segundo o portal ‘Gov.com’, é possível aposentar-se após cumprir 25, 20 ou 15 anos de contribuição, a depender do caso. Além disso, o cidadão que vai requerer este benefício deve estar em dia com os seguintes requisitos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Tempo total de contribuição de 25, 20 ou 15 anos, conforme o caso, exposto aos agentes prejudiciais à saúde especificados em lei.
  • A exposição deve ser permanente, não habitual nem intermitente durante a jornada de trabalho;
  • Mínimo de 180 meses de contribuição, para fins de carência;
  • Por fim, a exigência de idade mínima de 55, 58 e 60 anos.
Aposentadoria especial é para os trabalhadores expostos a agentes nocivos (Reprodução: Montagem TV Foco)
Aposentadoria especial é para os trabalhadores expostos a agentes nocivos (Reprodução: Montagem TV Foco)

Redução nas filas da Previdência Social: Vitória da década!

Outra grande virada envolvendo ao INSS, trata-se de uma promessa do governo de Lula que vem sendo cumprida e considerada a maior vitória dos últimos 10 anos. Isso porque eles promoveram ações de enfrentamento à fila da Previdência Social, que, inclusive, já criam efeitos no Tempo Médio de Concessão (TMC) de benefícios do INSS.

O portal ‘Info Money’, destacou que, um balanço divulgado pelo governo aponta que o tempo médio de espera em novembro de 2023 caiu cerca de 30% em relação ao mesmo período em 2022, quando estava em 79 dias. Em outubro, a espera média ficou em 57 dias. Vale dizer que, agora, a espera média ficou em 45 dias.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reajuste do salário dos aposentados

Além disso, a 4° virada trata-se do reajuste no salário dos aposentados e pensionistas do INSS. Os valores são diferentes para quem recebe até um salário mínimo ou quem recebe mais. Quem recebe acima do piso salarial teve reajuste de 3,71%, enquanto os que ganham até o mínimo tiveram reajuste maior do que a inflação. Isso porque o piso do órgão segue o reajuste do salário mínimo, ou seja, o salário atual é de R$ 1.412.

INSS. Foto: Reprodução/Internet
O reajuste dos benefícios dos aposentados do INSS segue o piso salarial nacional (Foto: Reprodução/Internet)

O que é Atestmed?

O Atestmed é uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para simplificar processos que requerem a perícia médica. Com isso os segurados podem submeter o atestado médico diretamente pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS, agilizando todo o processo.

Essa iniciativa visa reduzir o tempo de espera para a aprovação do benefício, proporcionando uma resposta mais rápida e eficiente às necessidades dos segurados. Garantindo assim um acesso mais ágil e descomplicado aos seus direitos previdenciários.

Thumbnail Video Youtube

idade mínima INSS
INSS

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.