Nova lei da poupança atinge em cheio a Caixa Econômica Federal
O ano de 2024 trouxe uma grande novidade a todos os brasileiros. Logo de início, falaremos detalhes de uma nova lei sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi confirmada pela Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet (MDB). Essa que crava um grande presente na poupança e na Caixa Econômica Federal.
De acordo com informações do ‘Portal News’, Simone Tebet celebrou ainda em janeiro, a sanção da lei que estabelece o programa que cria uma poupança para os alunos do ensino médio, aprovada pelo presidente Lula na Caixa. A Ministra do Planejamento e Orçamento usou sua rede social para divulgar a lei que beneficiará os jovens do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A partir de agora, deste ano, do ano 2024, os nossos jovens do ensino público que estão no CAD Único vão poder continuar a estudar, porque não vão ter que fazer uma escolha triste entre estudar ou trabalhar e colocar comida dentro de casa”, disse Simone Tebet. A lei n° 14.818, é quem dá a vida ao projeto popularmente chamado de ‘Pé-de-Meia’.
Sancionada em janeiro pelo governo Lula, a União fica autorizada a aportar até R$ 20 bilhões em um fundo administrado pela Caixa Econômica Federal, que também poderá receber recursos privados. Conforme o texto, os valores serão depositados em uma conta bancária com o nome do estudante, que poderá ser uma poupança digital.
Para ter acesso, os alunos deverão ter uma frequência escolar mínima, garantir a aprovação ao fim do ano letivo e também comprovar a realização de matrícula no ano seguinte e ter participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a medida, o objetivo do governo é promover a redução da evasão escolar e estimular a conclusão do Ensino Médio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais os requisitos para participar do Pé-de-Meia?
- Ter idade entre 14 e 24 anos;
- Ser estudante do ensino médio das redes públicas;
- pertencer à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- efetivar a matrícula no início de cada ano letivo;
- ter frequência escolar mínima de 80% do total de horas;
- concluir o ano com aprovação;
- participar dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da avaliação externa de estados e Distrito Federal, para o ensino médio;
- e participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último ano do ensino médio.