Nova lei das placas entra em vigor e motoristas precisam ligar alerta
Motoristas precisam ficar atentos com uma nova lei de placa para carros que já está em vigor, e aqueles que não se adaptarem as mudanças poderão sofrer com multas gravíssimas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a nova Lei 14.562/23, que está em vigor desde 2023, trouxe novidades relacionas à placa de identificação veicular. Com ela, o assunto tomou uma grande repercussão nas redes sósias, pois há quem afirme que conduzir o automóvel sem placa passou a ser adulteração de sinal identificar de veículo.
Desse modo, é registrado como um crime previsto no Artigo 311 do Código Penal com reclusão de três a seis anos. Todavia, o tal artigo fala sobre à adulteração, remarcação ou o ato de suprimir o número de chassi, monobloco, motor ou placa de identificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, vale dizer que andar sem placa do carro, seja por perda, furto ou roubo não se tornou crime. No entanto, é de conhecimento público que essa infração continua sendo muito grave, e a multa destinada é de R$293,47.
Além disso, o motorista que ousar cometer tal ato, também estará sujeito a receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e sofrerá com a remoção do veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que você pode perder a CNH com 20 pontos se possuir duas ou mais infrações gravíssimas. Se possuir apenas uma infração gravíssima, perde a CNH com 30 pontos. Caso o condutor não tenha nenhuma infração gravíssima, sua CNH é suspensa com 40 pontos.
Entretanto, a grande novidade que foi divulgado por essa nova lei, prevê punição para adulteração do sinal identificador de veículo de reboques e semirreboques. O objetivo da mudança foi excluir a palavra “automotor” da qualificação do crime para ampliar sua aplicação para outros veículos não motorizados também.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
Como recuperar a CNH se caso ela for cassada?
Para recuperar a CNH cassada ou suspensa, o condutor precisa fazer o curso de reciclagem determinado pelo Detran. O curso de reciclagem varia de seis meses a dois anos, dependendo da gravidade das infrações. Pode ser feito no Detran ou numa autoescola conveniada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE