É oficial

Canetada no Senado e adeus após 5 anos: Nova lei das placas tem aprovação e assusta donos de Fiat, Hyundai e+

01/07/2024 às 21h41

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Placa mercosul, Fiat e Hyundai (Reprodução - Internet)

Nova lei oficializada pelo Senado, atinge milhares de carros e motoristas estão assustados com o que pode acontecer com os seus veículos

Uma nova lei confirmada pelo Senado faz mais uma alteração nos veículos com placa nacional e deixa os motoristas de Fiat, Hyundai e mais montadores completamente desesperados com as mudanças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, como muitas pessoas tem acompanhado, as placas dos carros do Brasil estão padronizadas como Mercosul, ou seja, tem apenas a demonstração da bandeira nacional e não mais com as configurações de estado e cidade.

Segundo informações do Motor1, em abril desse ano, placas de padrão Mercosul começaram a ser implementadas no Brasil ainda em 2020. Inicialmente, o projeto original previa que as placas novas deveriam exibir estado e município de registro do veículo no caso das categorias particular e aluguel. Ao invés das plaquetas de metal com os nomes por escrito das placas antigas, as Mercosul trariam as respectivas bandeiras estampadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estados que adotaram as novas placas cedo, como o Rio de Janeiro, chegaram a distribuí-las dessa forma. No entanto, a regra caiu pouco tempo depois e, desde então, as novas placas Mercosul não exibem nenhum dado a respeito da origem dos veículos, nem da unidade federativa nem do município.

Em julho de 2023, o Projeto de Lei 3.214/2023, proposto pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) foi aprovado e prevê o retorno da exibição dos dados de origem do veículo nas placas. A pauta ficou aguardando análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado desde então e somente no último dia 16 de abril recebeu sinal verde da Comissão, após somente 10 meses de trâmite. Agora, o texto seguirá para votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o auto esporte, a troca da placa para o padrão Mercosul não é obrigatória. A mudança acontece somente em casos de novos emplacamentos ou para veículos que tiveram transferência de propriedade, ou categoria. Ainda assim, quem quiser a nova placa, pode fazer a atualização de forma voluntária.

Vale destacar que, os motoristas acham que será obrigatória a troca para quem já possui a placa antiga, e isso assusta, mas, não é uma verdade.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

QUAIS AS DIFERENÇAS DAS CORES DAS PLACAS DOS CARROS?

Começando pelas clássicas placas de cor cinza e dígitos pretos, são as placas utilizadas em veículos particulares, aqueles ligados diretamente a uma pessoa física, grande maioria entre os automóveis brasileiros. É comum encontrar veículos com placas brancas em estacionamentos de edifícios do Estado, como tribunais, delegacias, secretarias, isto porque existe um modelo destinado à identificação de automóveis pertencentes a esses órgãos, os chamados Veículos Oficiais.

Além dos veículos de autoridades, automóveis com mais de 30 anos também podem utilizar a preta, só que com as letras na cor cinza.

As azuis são mais raras e aqui no Brasil são utilizadas por Veículos de Representantes Diplomáticos, sendo assim uma categoria restrita a embaixadas e outras entidades de caráter internacional.

Leis
Placas de carros

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.