Uma nova lei assinada por Lula promete nada mais, nada menos do que internet de graça para uma lista de brasileiros. Assim, eles não precisaram mais pagar as operadoras
Não precisa ser um grande especialista para concluir que estamos vivendo uma era cada vez mais ligada nas questões tecnológicas. Aliás, é praticamente impossível se desconectar das redes sociais. Quem acaba ganhando com isso são as operadoras de telefone, como a Vivo, Tim e Claro. Graças a uma nova lei de Lula, milhares de CPF’s pelo Brasil não precisarão mais pagar a conta de internet relacionada as empresas de telefonia.
Durante a pandemia da Covid-19, as escolas pelo Brasil tiveram que se adaptar a nova realidade e passaram a adotar o ensino remoto. Muitos estudantes, especialmente em regiões mais carentes, se encontraram em uma grande desvantagem devido à falta de acesso à Internet. Porém, um programa do Governo de Lula chegou para mudar tudo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal FDR, através de um novo programa será possível que esses mesmos estudantes consigam obter sinal de internet de forma completamente gratuita. A expectativa é de que esse novo programa contemple milhões de estudantes em todo o país. Ele será instituído pela Lei n° 14.351, de 25 de maio de 2022.
A expectativa é de que esse novo programa contemple milhões de estudantes em todo o país. Chamado de ‘Internet Brasil’, a iniciativa é um projeto do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério das Comunicações. Para quem está cheio de expectativas, em alguns locais do país, o programa já é uma realidade para milhares de alunos.
Como vai funcionar?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que se sabe até o momento é que o programa contemplará estudantes, eles devem estar devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Isso inclui alunos que estão inscritos no Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
No local, um responsável familiar deverá informar os dados de todos os moradores da residência. Além do serviço de internet gratuita, ele poderá contar com alguns adicionais. Durante esse primeiro momento o programa do governo irá assistir alunos da educação básica da rede pública de ensino.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para garantir o acesso, os alunos receberão chips para realizar a conexão. Os municípios já assistidos pelo programa são:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Caicó e Mossoró (RN);
- Campina Grande (PB);
- Caruaru e Petrolina (PE);
- Juazeiro (BA);
- Araguari (MG)
- Conceição das Alagoas (MG);
- Nova Serrana (MG);
- Prata (MG)
- Uberaba e Uberlândia (MG);
Como se inscrever no Cadastro Único?
As inscrições podem ser feitas pessoalmente, em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou outro posto de atendimento do município. O cadastro é gratuito.
Para a efetivação da inscrição, o responsável precisa levar ao local de atendimento os CPFs de todas as pessoas da família que moram na casa, além de documento com foto do responsável familiar e comprovante de residência.
A inscrição no Cadastro Único é realizada somente de forma presencial. Há, no entanto, a possibilidade para realização de um pré-cadastro.