O maior valor da história do crédito imobiliário brasileiro foi decretado por Lula. Nova Lei promete transformar a conta poupança que você tem aberta na Caixa e Banco do Brasil, por exemplo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Governo Lula, sob o comando de Fernando Haddad como Ministro da Fazenda fez um comunicado que irá promover uma mudança histórica aos brasileiros que precisam comprar imóveis próprios.
SAIBA MAIS! Nova lei anunciada e bomba do Bolsa Família na TV: Lula fura o JN com decreto oficial sobre pagamento extra
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que o sonho da casa própria segue sendo um dos maiores desafios do Governo, visto que mesmo tendo disponível facilidade como o programa Minha Casa, Minha Vida, que já promoveu inúmeros sonhos realizados, muitos brasileiros ainda não conseguiram adquirir um imóvel.
Haddad está se preparando para implementar um pacote de medidas que tem como intuito impulsionar o mercado de crédito imobiliário no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio foi feito pelo Ministro da Fazenda, que destacou a importância de desenvolver esse setor, que é mais avançado em outras nações, mas no país ainda está muito atrasado.
A ideia é permitir que os bancos vendam os contratos de financiamento imobiliário que estão em sua carteira, que são conhecidos como “recebíveis”, para empresas interessadas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, os bancos liberam espaço em seus balanços e podem oferecer novos financiamentos imobiliários. Isso porque um financiamento habitacional costuma ter um prazo de até 30 anos e por ser um investimento de longo prazo, as instituições financeiras limitam a concessão desse tipo de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE MUDA NA CONTA POUPANÇA?
Entre as ações destaca-se a redução de 20% para 15% do compulsório da poupança, que é a parcela do dinheiro que as instituições bancárias são obrigadas a manter depositadas no Banco Central (BC), conforme o jornal O Globo.
Com a liberação, o recurso deve ampliar de 65% para 70% o direcionamento da poupança para o financiamento de moradia no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
O ministro de Lula pontuou que o crédito imobiliário é essencial para a classe média e trabalhadora, que terão boas notícias com as medidas anunciadas.
“Então eu penso que a classe média, a classe trabalhadora, vão ter novidades, boas novidades a comemorar no futuro próximo com a edição dessa medida ainda, possivelmente no começo de abril, a partir da semana que vem”, afirmou Haddad, animado com a novidade de grande impacto aos brasileiros que precisam comprar imóveis próprios.
Ainda segundo a publicação, as medidas podem injetar até R$ 300 bilhões no mercado, de acordo com a análise de técnicos.
Em contrapartida, o destrave do compulsório da poupança ainda precisa da aprovação do Banco Central no Conselho Monetário Nacional (CMN), já que a instituição é responsável por gerenciar o recurso.
A medida está sendo analisada com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA DO GOVERNO LULA?
Criado em 2009, o Minha Casa, Minha Vida é um programa do Governo Federal que ajuda a transformar em realidade o sonho da casa própria. Ele tem por intuito combater o déficit habitacional e possibilitar uma moradia digna para famílias de baixa renda.
Para se cadastrar no programa, é necessário que o interessado atenda a certos pré-requisitos, como não estar envolvido com nenhum outro financiamento habitacional e ter uma renda que atenda aos limites estipulados.
Procure uma construtora do imóvel desejado que participe do Programa, a Caixa Econômica Federal ou a Prefeitura da sua cidade para se inscrever no Minha Casa, Minha Vida.