Lula está ciente da situação, poucos dias antes do final de 2024; confira os detalhes e veja o que acontecerá
É fato dizer que, os próximos dias devem ser agitados na equipe de governo de Lula (PT). O motivo? Ocorre que, retornam ao debate os planos para cortar gastos públicos em 2025. Além disso, existe a possibilidade de mudanças no valor do salário mínimo, e no público do abono salarial.
Vale mencionar que, as discussões a respeito do corte de gastos em 2024, vieram à tona na quinta-feira (21). Na ocasião, houve uma pausa na pauta porque o presidente Lula, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estavam participando do evento G20, ocorrido no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, há menos de um mês para o fim de 2024, a equipe econômica corre para conseguir uma solução que encaixe todos os gastos públicos dentro do orçamento. Vale mencionar que, uma das ideias é a forma de pagamentos como salário mínimo e abono salarial.
Mudanças abono salarial e salário mínimo
- Em suma, a ideia que ainda está em discussão se trata do fato de limitar o reajuste do salário mínimo a um máximo de 2,5% ao ano, acima da inflação;
- Além disso, pagar o abono salarial para trabalhadores que ganham até 1 salário mínimo por mês;
- Desde 2022, aliás, o salário mínimo é reajustado com base na inflação do ano anterior + o resultado PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos atrás;
- O governo paga o abono salarial para trabalhadores que têm rendimento mensal de até 2 salários mínimos por mês;
- A reforma da Previdência de 2019 afetou menos os militares.
Considerações finais
O governo de Lula está discutindo cortes de gastos públicos para 2025, com foco no salário mínimo e no abono salarial. Uma proposta em discussão limita o reajuste do salário mínimo a 2,5% ao ano, acima da inflação, e sugere pagar o abono salarial para trabalhadores que ganham até 1 salário mínimo.
Ademais, o governo reajusta o salário com base na inflação e no PIB, e paga o abono para quem recebe até 2 salários mínimos. Além disso, a reforma da Previdência de 2019 afetou menos os militares. O governo trabalha para equilibrar o orçamento até o fim de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como consultar benefícios pela CAIXA?
A consulta ao pagamento do benefício pode ser realizada pelos beneficiários nos seguintes canais da CAIXA:
- App CAIXA Tem;
- App CAIXA Trabalhador;
- Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE