SAIBA TUDO!

Donas de casa podem se despedir: Nova lei dos supermercados traz PROIBIÇÃO no Assaí, Carrefour e Atacadão

15/07/2024 às 22h21

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Entenda nova lei nos supermercados (Foto: Divulgação)

Regra já é válida desde o primeiro semestre também em padarias e outros estabelecimentos de compras; proposta prevê mudança na preservação ao meio ambiente

Desde maio, uma medida atingiu diretamente os donos e consumidores de grandes supermercados na cidade de Salvador, na Bahia. Assaí, Atacadão e Carrefour estiveram envolvidos na ação, após o decreto de uma nova regra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na capital baiana, a Lei nº 9.699/2023 passou a proibir a disponibilização gratuita de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais. Agora, os vendedores que optarem pela circulação, só poderão comercializar sacolas recicláveis.

Carrefour, Assaí, Atacadão
Sacolas plásticas são prejudiciais ao meio ambiente (Foto: Divulgação)

Segundo o Correio 24 Horas, os supermercados Atacadão e Sam’s Club, que fazem parte do Grupo Carrefour, foram os primeiros a aderirem à ordem. O Assaí Atacadista, que é rival da marca, também já havia colocado as mudanças em prática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No concorrente, até então, cada sacola estava sendo vendida por R$ 0,25. Ainda de acordo com a publicação, cientistas apontam que a decomposição do produto na natureza demora entre 200 e 400 anos. Em Salvador, a fiscalização vem sendo feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, a Sedur, que é associada à prefeitura e poderá multar os estabelecimentos que não cumprirem a nova lei em vigor.

Em algumas outras cidades, o assunto já é considerado como discussão antiga. Em 2022, o Distrito Federal regulamentou o decreto que proíbe o uso de sacolas plásticas e impôs mudanças sobre a distribuição de embalagens biodegradáveis, assim como no município de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Hoje, a Associação Brasileira de Normas Técnicas pede que os itens sejam confeccionados com mais de 51% de materiais de fontes renováveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Assim como a lei que proíbe a venda de canudos de plásticos, a medida é importante porque os plásticos poluem os rios e o mar. Já se sabe que nosso oceano está cheio de plástico e isso, inclusive, volta para a população através do consumo de animais marinhos. Já temos estudos científicos que mostram a presença de microplásticos no sangue de humanos”, disse Ivan Euler, titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador.

Assaí, Carrefour, Atacadão
Ecobags têm sido incentivadas pelo Ministério do Meio Ambiente e por supermercados como Assaí, Carrefour e Atacadão (Foto: Divulgação)

Por que usar sacolas ecológicas?

O Ministério do Meio Ambiente aponta que, todos os anos, a população mundial consome cerca de 500 bilhões de sacos plásticos. No entanto, a maior parte não é descartada corretamente no lixo, causando grandes impactos negativos ao meio ambiente. Com isso, o uso das sacolas reutilizáveis – também conhecidas como ecobags – trazem melhores benefícios para o planeta. 

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assaí Atacadista
Atacadão
Carrefour
Destaque

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.