ALERTA!

Nova lei de trânsito anunciada traz FIM aos radares no Brasil e substituto chega aos motoristas

Lei de trânsito - Motorista - radares (Foto: Reprodução)

Lei de trânsito - Motorista - radares (Foto: Reprodução)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei de trânsito anunciada promete trazer fim aos radares no Brasil e apresenta substituto que vai impactar os motoristas

O anúncio da nova lei de trânsito no Brasil marca um ponto de inflexão no controle das vias do país, trazendo consigo a promessa de um fim para os radares fixos, uma das ferramentas mais debatidas em termos de fiscalização.

No lugar desses dispositivos, surge uma alternativa que visa equilibrar a vigilância com a transparência, oferecendo aos motoristas um novo cenário para se adaptarem às mudanças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis e das informações do portal Carros do, detalha projeto de lei que pode acabar com os radares de trânsito.

Projeto de lei para o fim dos radares

Nova lei anunciada chega pra acabar com radares e traz substituto (Foto: Reprodução/ Internet)

A justificativa para essa mudança baseia-se na alegação de que os radares têm se mostrado ineficazes na redução da velocidade dos motoristas.

O deputado argumenta que muitos condutores preferem pagar as multas a diminuir a velocidade, o que comprometeria a segurança viária. Assim, a instalação de lombadas físicas obrigaria os motoristas a reduzir a velocidade, aumentando a segurança nas vias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Debate

No entanto, especialistas em segurança no trânsito expressam preocupações sobre a eficácia dessa medida.

Flavio Emir Adura, diretor científico da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), destaca que a substituição de radares por lombadas físicas pode reduzir a efetividade da fiscalização, incentivar o desrespeito às leis de trânsito e aumentar a insegurança.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os radares são os temores dos motoristas (Reprodução: Internet)

Além disso, ele enfatiza que, em um país com altas taxas de mortalidade no trânsito, flexibilizar normas de fiscalização pode ser um retrocesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Benefícios

No entanto, a proposta de substituir radares por lombadas físicas levanta questões sobre a eficiência na fiscalização de velocidade em trechos mais longos.

Enquanto os radares podem monitorar a velocidade ao longo de um trecho, as lombadas físicas atuam pontualmente, o que pode não ser suficiente para coibir comportamentos imprudentes em vias mais extensas.

Outras lei de trânsito

Paralelamente, outras propostas têm sido discutidas no Congresso com o objetivo de flexibilizar as leis de trânsito. Uma delas, apresentada pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), sugere o aumento do limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 40 para 80 pontos anuais.

Essa medida visa reduzir o número de suspensões de CNH, mas também levanta preocupações sobre o impacto na segurança viária.

Essas propostas refletem uma tendência conservadora no Congresso, buscando flexibilizar as normas de trânsito vigentes.

Lei de trânsito traz alerta da CNH para motoristas por infração (Reprodução/Montagem TV Foco/Canva)

No entanto, é fundamental avaliar cuidadosamente os impactos dessas mudanças na segurança dos motoristas e pedestres. Especialistas alertam que, sem uma análise aprofundada, tais medidas podem resultar em retrocessos significativos na redução de acidentes e mortes no trânsito.

Com quantos pontos o motorista perde a CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser suspensa quando o motorista acumula pontos por infrações de trânsito.

Para condutores sem infrações gravíssimas nos últimos 12 meses, o limite é de 40 pontos. Contudo, se houver uma infração gravíssima, o limite reduz para 30 pontos. Com duas ou mais infrações gravíssimas, o limite é de 20 pontos.

Para motoristas profissionais, o limite é de 40 pontos, independentemente da gravidade das infrações. Ultrapassar esses limites resulta na suspensão da CNH.

CONCLUSÃO

Por fim, embora as propostas de substituir radares por lombadas físicas e flexibilizar outras normas de trânsito possam parecer soluções viáveis para alguns, é essencial considerar as implicações para a segurança viária.

Além disso, a eficácia dessas medidas deve ser avaliada com base em estudos técnicos e evidências que comprovem sua real contribuição para a redução de acidentes e promoção de um trânsito mais seguro.

Veja também matéria especial sobre: Nova lei de trânsito assinada por Eduardo Paes traz proibição que atinge motos populares no RJ.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile