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Eduardo Paes ciente: Nova lei de trânsito chega pra aniquilar carros da Volks, Fiat e + e traz PROIBIÇÃO hoje (24)
24/09/2024 às 21h51
Ideia do atual prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, chega para dar fim de vez aos carros da Volkswagen, Fiat e outras, na cidade do Rio de Janeiro
Eduardo Paes, o prefeito do Rio de Janeiro, anunciou uma nova lei de trânsito que promete transformar radicalmente a circulação de veículos na cidade.
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Com a proposta, carros de marcas como Volkswagen e Fiat enfrentam uma proibição que visa reduzir o número de veículos em circulação e promover um trânsito mais sustentável.
A medida, que já gera polêmica entre motoristas e especialistas, reflete um esforço do governo municipal para enfrentar os desafios do tráfego, sinalizando uma mudança significativa nas políticas de mobilidade urbana.
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Em busca de reduzir o trânsito, incentivar ao uso saudável de meios de transporte que reduzam a poluição, Eduardo Paes, de acordo com informações do Diário do Rio, sancionou uma lei em agosto desse ano a lei que regulamenta a circulação de bicicletas elétricas nas ciclovias da cidade.
A nova medida permite o uso de bicicletas elétricas com pedal assistido, desde que respeitem os limites de potência e velocidade estabelecidos e estejam equipadas com os dispositivos de segurança exigidos.
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Detalhes
A lei, proposta pelo vereador Dr. Gilberto, proíbe a circulação de motonetas, motocicletas e triciclos nas ciclovias. No entanto, permite o uso de bicicletas elétricas com pedal assistido, que devem ter uma velocidade máxima de 25 km/h e potência nominal máxima de 350 W.
Além disso, essas bicicletas precisam estar equipadas com sinalização noturna, campainha ou buzina, e pneus adequados.
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A aprovação da lei pela Câmara Municipal do Rio ocorreu em junho de 2024, após um veto inicial do prefeito a um projeto mais restritivo em 2023. O vereador Dr. Gilberto destacou que a nova legislação foi elaborada para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, promovendo saúde e mobilidade.
Ele acredita que a regulamentação das bicicletas elétricas com pedal assistido é um passo importante para a cidade.
Recepção
Muitos ciclistas e defensores da mobilidade urbana receberam bem a sanção da lei. Eles argumentam que as bicicletas elétricas são uma alternativa eficiente e ecológica ao transporte motorizado.
Além disso, a regulamentação clara ajuda a evitar conflitos nas ciclovias e garante que todos os usuários sigam as mesmas regras.
Por outro lado, a fiscalização do cumprimento das novas regras será um desafio para os órgãos municipais. A lei impõe uma multa de R$ 1 mil para quem a descumprir, e esse valor será dobrado em caso de reincidência.
As autoridades locais ainda precisam definir como será a implementação prática da regulamentação, mas a expectativa é que a medida traga benefícios significativos para a mobilidade urbana no Rio de Janeiro.
O RioCard acabou?
Não, o RioCard ainda não acabou. A substituição completa pelo novo cartão Jaé está prevista para o início de 2025.
Até lá, o RioCard continuará sendo utilizado nos transportes públicos municipais do Rio de Janeiro.
A transição para o Jaé começou em julho de 2023. Contudo, foi adiantado a implementação total para garantir que todos os modais de transporte estejam preparados para o novo sistema.
CONCLUSÕES FINAIS
A nova legislação estabelece que as bicicletas elétricas com pedal assistido podem circular, desde que respeitem os limites de potência e velocidade. Essa medida visa promover a mobilidade sustentável e garantir a segurança dos ciclistas e pedestres.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu