ALERTA!
Alerta para quem tem 60+ e dirige: Nova lei de trânsito crava ‘fim’ da CNH antecipado para idosos
03/06/2024 às 11h08
Uma nova lei de trânsito chegou trazendo o ‘fim’ antecipado da CNH aos idosos 60+
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o principal documento dos motoristas, já que é obrigatório para a condução dos veículos. Assim, qualquer mudança referente a ele afeta milhões de pessoas no Brasil inteiro. Inclusive, uma nova lei de trânsito chegou cravando um alerta sobre ‘fim’ antecipado da habilitação para idosos 60+
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, com a idade mais elevada, é comum que o corpo necessite de mais atenção e cuidados, já que a mobilidade e reflexos não são mais tão rápidos e ágeis. Portanto, uma nova lei de trânsito chegou cravando o fim antecipado da validade da CNH aos idosos 60+. A seguir você poderá ver mais detalhes.
Segundo o portal ‘Notícias Concurso’, no Brasil não há uma idade limite para dirigir, o cidadão precisa apenas apresentar boas condições para isso. No entanto, nos últimos anos houve algumas mudanças significativas pensando na segurança de todos, principalmente dos idosos com mais de 60 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes, a renovação da CNH ocorria a cada 5 anos, mas, conforme a fonte, desde 2021, agora depende da idade do cidadão. Quanto mais velho, em menos tempo chega o fim da validade do documento. A seguir, confira como fica a nova classificação e a antecipação do fim da validade da habilitação aos idosos.
- Até 50 anos: a renovação deixa de ser a cada 5 anos e passa a ser a cada 10.
- Entre 50 e 69 anos: o processo segue sendo a cada 5 anos.
- A principal mudança é para quem já atingiu os 70 anos. Isso porque, para esse grupo, a validade da CNH é de apenas 3 em 3 anos, para passarem por exames com mais frequência, para confirmar que estão aptos a dirigir. No entanto, é importante realizar os exames pelo menos a cada ano. Isso ajuda a proteger a vida dos idosos e de todos que estão nas ruas.
O que acontece se andar com a CNH vencida?
Muitas pessoas arriscam andar com a CNH vencida, pois só são pegos caso caiam em um bloqueio policial. Porém, para quem acaba se deparando com essa situação, está ciente que é uma infração gravíssima. A multa é de R$293,47 e 7 pontos na carteira. Caso não renove e seja pego novamente, pode até mesmo perder o direito de dirigir e ter que refazer o exame, para recuperar a carteira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.