CONFIRA

Alerta para quem tem 60+ e dirige: Nova lei de trânsito crava ‘fim’ da CNH antecipado para idosos

23/04/2024 às 18h04

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Nova lei de trânsito crava ‘fim’ da CNH antecipado para idosos 60+ (Foto: Reprodução/ Internet)

Nova lei de trânsito em vigor cravou o ‘fim’ antecipado da CNH aos idosos

No Brasil, as regras de trânsito ditam que a idade mínima para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação é 18 anos, mas, não existe uma máxima. O importante é estar apto tanto fisicamente quanto mentalmente para dirigir. Neste sentido, falaremos sobre uma nova lei que traz um alerta aos condutores com mais de 60 anos, cravando o fim antecipado da validade da CNH dos idosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CNH é o principal documento dos motoristas, já que é obrigatório para a condução dos veículos. Assim, qualquer mudança referente a ele afeta milhões de cidadãos no Brasil inteiro. E hoje, falaremos sobre algumas atualizações significativas que ocorreu no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Conforme as informações do portal ‘Justos’, nos últimos anos houve algumas mudanças significativas nas regras de trânsito, visando a segurança de todos os motoristas. Dessa forma, em 2021, a lei nº 14.071/2020 alterou o CTB e definiu novos prazos de validade para a CNH de idosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma nova lei altera o CTB trazendo uma nova data de validade para a CNH dos idosos 60+ (Foto: Reprodução/ Internet)
Uma nova lei altera o CTB trazendo uma nova data de validade para a CNH dos idosos 60+ (Foto: Reprodução/ Internet)

Vale ressaltar que, antigamente, a renovação da CNH ocorria a cada 5 anos, mas desde 2021, conforme o texto da nova lei, agora depende da idade do cidadão. Quanto mais velho, em menos tempo chega o fim da validade do documento. Agora, confira a seguir como ficaram as datas para a renovação.

Novas datas de renovação da CNH

Aos motoristas com até 50 anos, a renovação deixa de ser a cada 5 anos e passa a ser a cada 10. Aqueles com idade entre 50 e 69 anos, o processo segue sendo a cada 5 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principal mudança que a lei trouxe é para aqueles com 70 anos ou mais. Isso porque, para esse grupo, a validade da CNH é de apenas 3 em 3 anos, para passarem por exames com mais frequência, para confirmar que realmente estão aptos a dirigir.

Apesar da renovação ser apenas a cada 3 anos para esse último grupo, é importante realizar os exames pelo menos todos os anos. Isso ajuda a proteger a vida dos idosos e de todos que estão nas ruas.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova regra visa a proteção dos idosos e de todos os cidadãos (Foto: Reprodução/ Internet)
A nova regra visa a proteção dos idosos e de todos os cidadãos (Foto: Reprodução/ Internet)

O que acontece com quem anda com a CNH vencida?

Muitas pessoas arriscam andar com a CNH vencida, pois só são pegos caso caiam em um bloqueio policial. Até 30 dias de vencimento não há penalidades, porém, para quem excede esse tempo, está ciente que é uma infração gravíssima.

A multa para o infrator é de R$ 293,47 e ainda toma 7 pontos na carteira. Caso não renove e seja pego novamente, pode até mesmo perder o direito de dirigir e ter que refazer o exame, para recuperar a carteira.

CNH - Foto: Internet
CNH – Foto: Internet

CNH
CNH idosos
Nova Lei de Transito

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.