Nova lei de trânsito crava ‘fim’ da CNH antecipado ao público da terceira idade
Uma nova lei de trânsito já tem dado muito o que falar, principalmente para quem tem mais de 60 anos de idade e ainda dirige, com relação ao uso da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A verdade é que simplesmente a nova lei cravou o ‘fim’ da CNH antecipado para idosos e vocês irão conferir todos os detalhes sobre o assunto nesta terça-feira (7).
Como todos sabem, a Carteira Nacional de Habilitação é o principal documento dos motoristas, já que é obrigatório para a condução dos veículos. Assim, qualquer mudança referente a ele afeta milhões de pessoas no Brasil inteiro. Segundo informações do portal ‘Notícias Concurso’, no Brasil não há uma idade limite para dirigir, o cidadão precisa apenas apresentar boas condições para isso. Nos últimos anos houveram algumas mudanças significativas pensando na segurança de todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes a renovação da CNH ocorria a cada 5 anos, mas desde 2021, ainda segundo o site, agora depende da idade do cidadão. Quanto mais velho, em menos tempo chega o fim da validade do documento.
Confira a seguir como funciona as novas datas referentes a renovação:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aos motoristas com até 50 anos de idade, a renovação deixa de ser de 5 em 5 anos e passa a ser de 10 em 10. Aqueles com idade entre 50 e 69 anos, o processo sengue sendo de 5 em 5 anos.
Agora, a principal mudança é para quem já atingiu a marca dos 70 anos de idade. Isso porque, para esse grupo, a validade da CNH é de apenas 3 em 3 anos, para que passem por exames com mais frequência, para confirmar que estão aptos a dirigir.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da renovação ser apenas de 3 em 3 anos para esse último grupo, é importante realizar os exames pelo menos todos os anos. Isso ajuda a proteger a vida dos idosos e de todos que estão nas ruas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o valor da multa para quem dirige com a CNH vencida?
Muitas pessoas arriscam andar com a CNH vencida, pois só são pegos caso caiam em um bloqueio policial. Porém, para quem acaba se deparando com essa situação, está ciente que é uma infração gravíssima.
A multa para o infrator é de R$293,47 e ainda toma 7 pontos na carteira. Caso não renove e seja pego novamente, pode até mesmo perder o direito de dirigir e ter que refazer o exame, para recuperar a carteira.